Acadêmicos arrecadam protetores solares em virtude do Dezembro Laranja Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/12/2020

Acadêmicos das disciplinas de Projetos Integrados de Física na Saúde II e Proteção Radiológica, dos cursos de Física Médica e Radiologia da Universidade Franciscana, lançaram uma campanha de arrecadação de protetores solares.

A campanha baseia-se na arrecadação de protetor solar, em virtude da promoção à cultura de proteção radiológica e aproximação do início do verão e dos fortes calores típicos de Santa Maria.

Os acadêmicos estão desenvolvendo cards informativos para serem compartilhados nas redes sociais e irão distribuir os protetores aos trabalhadores vulneráveis a exposição solar como catadores, agricultores e profissionais da construção civil.

A arrecadação seguirá até o dia 21 de dezembro, podendo ser entregue na recepção do conjunto I ou na frente do bar do conjunto III da UFN. Além disso, o grupo se disponibiliza em buscar os protetores, basta apenas agendar pelo contato (55) 981070551.

A Professora da Física Médica, Ana Paula Schwarz, engajada na campanha, relata que o grupo ainda aceita parceria com empresas e a população, com a doação em dinheiro, sendo revertido em protetores.

O projeto está sendo realizado pela primeira vez na instituição e partiu de uma ideia proposta pela Profa. Solange Fagan na disciplina de Projetos Integrados em Física na Saúde II. A Campanha de arrecadação dos protetores solares foi realizada principalmente por conta do mês de dezembro, intitulado como Dezembro Laranja.

O problema em questão já vem sendo trabalhado em sala de aula em outros momentos. A Profa. Ana Paula relata que no semestre anterior foram desenvolvidos informativos, palestras para a associação de agricultores a respeito do câncer de pele e da radiação UV, além de materiais didáticos distribuídos aos agricultores.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Dezembro Laranja, como uma ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, que é o câncer de maior incidência no Brasil.


conheça a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: Assecom / UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação