Acadêmico de Ciências Contábeis apresentou trabalho em congresso nacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/12/2022

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Franciscana (UFN) esteve presente no ‘XVI Congresso Anpcont’, dos dias 3 a 6 de dezembro, em Foz do Iguaçu (Paraná). O evento foi organizado pela Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e tem o objetivo de proporcionar a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores e professores, representando um meio de divulgação da produção técnico-científica da área.

É a terceira vez que a UFN participa do congresso e, nesta edição, esteve representada pelo acadêmico Dariel Thurow, do curso de Ciências Contábeis. O estudante apresentou o artigo ‘Behavioral Accounting: a influência dos vieses cognitivos no processo de tomada de decisão dos controllers nas empresas listadas na B3’. O projeto foi desenvolvido para o Trabalho Final de Graduação (TFG) e foi aprovado com a terceira maior nota entre os trabalhos aceitos no evento. Os professores Lucas Almeida dos Santos, Jaqueline Carla Guse e Bruna Faccin Camargo também estiveram envolvidos no desenvolvimento do trabalho.

Segundo o estudante Dariel Thurow, o artigo aponta que a contabilidade se vale de princípios comportamentais oriundos da Psicologia. “O objetivo do estudo foi investigar os efeitos cognitivos direcionados aos controllers: heurística da representatividade, excesso de confiança, efeito disponibilidade e heurística da relatividade, com base na contabilidade”, explica o autor.

“Foi uma experiência muito importante e marcante na minha trajetória acadêmica, profissional e pessoal, pois tive a oportunidade de conhecer grandes profissionais da contabilidade, até mesmo professores que serviram como base e referencial para o meu trabalho. Destaco também o ganho do retorno dos eventos presencias, possibilitando e promovendo um encontro maior de culturas, conhecimentos, relações e até mesmo a prática e contato com outros idiomas”, destaca o acadêmico.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Ciências Contábeis