Acadêmicas do curso de Design de Moda participam da Semana Fashion Revolution Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/04/2021

Programado para este mês, a Semana Fashion Revolution irá promover uma série de encontros com informações a respeito da indústria da moda e a sua relação com os impactos socioambientais, além de temas sobre Direitos Humanos e Natureza. Inserida na organização do evento, a estudante de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), Eduarda Martins da Silveira, responsabilizou-se pelo cargo de embaixadora e representante da universidade, em meio à organização do simpósio. As atividades ocorrem de forma remota desde o dia 19 de abril, indo até o dia 25 do mesmo mês.

Entre os conteúdos a serem discutidos, estão assuntos ligados ao tema ‘inclusão’. “Esta edição discutirá pautas ligadas aos direitos humanos e da natureza, com o objetivo de mobilizar as pessoas para além da nossa comunidade, assim como dar voz a quem precisa ser ouvido”, pontuou Eduarda. A estudante tornou-se embaixadora representante da UFN, após seleção realizada em março. Logo, passou a trabalhar em conjunto com a representante do Fashion Revolution em Santa Maria, Antonella Pichinin, com a criação de ações para divulgar a organização.

Como parte da programação, a aluna realizará uma entrevista com Sofia Fernandez, proprietária da marca Entre Nós. As abordagens a serem discutidas estarão ligadas ao “Slow Fashion”, considerado um método sustentável de fabricação na indústria da moda, ligado às pessoas, meio ambiente e animais. O bate-papo está marcado para a sexta-feira, dia 23 de abril, às 20h. Além de Eduarda, outras quatro estudantes do curso de Design de Moda da UFN estão inseridas na estrutura e realização das ações do projeto: Victória Maldonado, Vitoria Maia, Polianne Lima e Maria Luiza Silveira.

Frente aos dados de análise sobre poluição ambiental, a indústria têxtil classifica-se em segundo lugar como uma das mais poluentes do planeta. Por isso, a Fashion Revolution objetiva tratar assuntos voltados à sustentabilidade, a fim de conscientizar a população. “É importante levar esse conceito às pessoas, e as fazerem refletir sobre como podemos mudar e evitar a continuidade da poluição vinda deste setor”, acrescentou Eduarda.

O evento é aberto ao público e disponibilizará bate-papos e workshops ao longo da semana, no Instagram . No entanto, as rodas de conversa serão transmitidas pelo Google Meet. Neste caso, para participar do encontro, é preciso realizar uma inscrição, a qual pode ser feita aqui.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Divulgação / Fashion Revolution