Acadêmicas da UFN realizam projeto de extensão voltado para o direito do idoso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/12/2018

Estudantes do Curso de Direito da Universidade Franciscana desenvolveram um projeto de extensão referente aos direitos do idoso perante à sociedade onde vive.

Desenvolvido por Nadine Viera, Bianca Uberti, Biancca Dalmolin, Isadora Giuliani, Jordana Jung, Larissa Tonollier, Mariana Müller, Laura Wagner, Lana Mano, Louise Soldati, Mariana França e Paula Arruda, o ‘Projeto Envelhe Ser’ nasceu ao longo da disciplina de Extensão em Direito I e II com inspiração na optativa de Estatuto do Idoso, ambas ofertadas pelo curso da UFN.

O objetivo foi desenvolver um trabalho de pesquisa e distribuição de informações voltadas para os idosos. Por meio da página do projeto, as estudantes informaram a comunidade de Santa Maria sobre os direitos dos idosos, bem como curiosidades sobre leis que os envolvem.

A ideia do Envelhe Ser surgiu a partir da uma disciplina optativa de Estatuto do Idoso, ministrada pela professora Rosane Terra. Inicialmente, o grupo era formado por três pessoas, e no segundo semestre passou a contar com 12 meninas que viram, na deficiência da aplicação das leis que dão suporte à comunidade vulnerável dos idosos, uma oportunidade de melhoria.

“Dentro da disciplina de Estatuto do Idoso nós aprendemos que as limitações surgem em decorrência da idade, mas que esta não deve acentuar a exclusão do cidadão idoso da interação social, devido a dificuldades de adaptação. Existem direitos oferecidos aos idosos que lhes asseguram recursos para uma melhor qualidade de vida, afinal, envelhecer também é ser”, destaca Nadine Viera, integrante do projeto.

Os resultados do projeto Envelhe Ser foram apresentados à professora da disciplina, à orientadora, professora Angelita Woltmann, à vice coordenadora do curso de Direito, Carla Souza da Costa e ao professor Jaci Garcia.

No início do ano, o curso de Direito passou por modificações na grade curricular e, dentre elas, a exigência de atividades de cunho extensionista, que incentiva a aplicação de intervenções na comunidade. A disciplina de Extensão em Direito é dividida em dois semestres, sendo o primeiro voltado para a elaboração do projeto, e o segundo voltado para a aplicação.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação