Acadêmica da UFN desenvolve jogo de aprendizagem de matemática para crianças Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/10/2021

A acadêmica do curso de Design, da Universidade Franciscana (UFN), desenvolveu um jogo didático de aprendizagem da matemática. O projeto é da estudante Juliane Flores e foi desenvolvido na disciplina extensionista de Projeto Integrado I, ministrada pelos professores Daniele Ellwanger e Roberto Gerhardt, e entregue para o Centro Social e Cultural Vicente Palloti com o objetivo de desenvolver não só a matemática, mas também o pensamento lógico.

Na disciplina os alunos precisam criar um produto físico e gráfico com o conhecimento do Design e que tenha a capacidade de interação. Associando a matemática com o design, o objetivo da iniciativa foi de criar uma alternativa para o ensino lúdico e fazer com que estudantes não tenham medo de conteúdos mais complexos. O jogo consiste em um tabuleiro, onde cada algarismo de uma coluna pode ser combinado com outro de uma linha e a combinação de ambos gera uma forma geométrica e o quanto ela representa em fração.

A acadêmica Juliane Flores comenta que pensou em um tabuleiro pelo motivo que é possível que várias crianças possam brincar ao mesmo tempo, gerando a interação entre alunos, alunos com professor até mesmo aluno com o próprio e ainda deseja que o jogo fique na memória de cada criança e adolescente que aprender matemática através de uma brincadeira.

“É uma necessidade social que estamos visualizando aqui, uma necessidade em termos didáticos, de aprendizagem, então vai muito além de um produto estético”, ressalta a professora Daniele Ellwanger.

O Centro Social e Cultural Vicente Palloti oferece apoio para mais de 400 crianças e adolescentes por meio de oficinas, o local também promove reforço escolar para estudantes entre 6 e 17 anos.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Vídeo: Reprodução/UFN TV