Abertas as inscrições para as palestras da SIPAT UFN 2018 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2018

A Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT) é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). O principal objetivo é promover a conscientização dos funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

Neste ano, a programação da SIPAT foi organizada para receber, além dos colaboradores da Universidade Franciscana, professores e alunos dos cursos da IES.

Durante a semana que vai do dia 19 a 23 de novembro, no Salão de Atos do prédio 13, no conjunto III, professores da Instituição se reúnem, durante uma hora, para falar sobre temas atuais e importantes de serem debatidos.

Uma das organizadoras do evento, Liana Araújo revela que a mudança de público da SIPAT se deu a partir de uma sugestão do presidente da CIPA, Marcos Costa, que quis promover uma semana onde palestrantes, funcionários e alunos pudessem aproveitar a programação.

Com exceção da palestra sobre o HIV/AIDS, todas as outras temáticas foram definidas a partir dos professores da casa, convidados para a conversa. Pensando em abranger várias áreas do conhecimento, serão discutidos ao longo da semana, temas como violência e segurança, cuidados com recém-nascidos e as relações pessoais digitais, com foco nas Fake News.

Estarão presentes também, o egresso do Curso de Fisioterapia da UFN, Diogo Lorenzi Fracari, para falar sobre a os benefícios da ginástica laboral, e a psicóloga Daiane de Magalhães Tolentino, que é coordenadora da Política de HIV/Aids, IST's e Hepatites Virais de Santa Maria.

Liana destaca a palestra que ocorre na quarta-feira, 22, Relações Pessoais Digitais: Sugestões e dicas para a utilização segura das redes sociais e internet (Fake News), ela revela que o tema pode ser aproveitado tanto pelos funcionários, quanto pelos alunos, por se tratar de um assunto que necessita de debate.

“Os acadêmicos de Direito, por exemplo, eles estão cientes de que a prática de divulgar e compartilhar de fotos de um acidente é categorizado como um crime, mas ao mesmo tempo, muita gente faz isso em aplicativos de troca de mensagens, sem saber dos riscos que corre. Essa conversa serve para alertar sobre isso, e também sobre como fazer um bom uso das redes sociais, pois elas podem ser utilizadas, hoje em dia, até mesmo para justificar uma demissão por justa causa no trabalho”, observa.

As palestras têm a duração de uma hora cada, e foram organizadas de maneira a ocorrerem duas vezes ao dia, em turnos distintos, para que os colaboradores da Instituição tenham a oportunidade de se organizar e participar das conversas com as temáticas que lhe interessam. As inscrições devem ser feitas pelo site, para a geração dos certificados. Liana revela também que, na ocasião, haverá sorteio de brindes aos presentes.

SIPAT UFN 2018
Inscrições: Site da UFN (clique aqui)
Quando: 19 a 23 de novembro
Onde: Salão de Atos do prédio 13, Conjunto III