Aberta seleção de projetos para o Ambiente de Inovação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/04/2020

*Publicada em 04/03. Atualizada em 30/04, às 10h20

A submissão de projetos do edital que seleciona novos empreendimentos que serão apoiados pelo Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana, e devem apresentar inovação, base tecnológica, viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica, serão aceitas até o dia 15 de maio de 2020.

A seleção dos projetos proporciona o compartilhamento de conhecimento e amplia a integração entre Universidade Franciscana e sociedade empreendedora, além de fomentar o surgimento de ideias inovadoras. Apoia, também, a constituição de startup e spin off e o desenvolvimento do espírito empreendedor, além de possibilitar às empresas a utilização dos serviços, da infraestrutura e do espaço individual e coletivo, mediante objetivos, obrigações e condições estabelecidas em instrumento jurídico próprio.

A submissão de projetos ainda estimula o associativismo e a integração dos participantes do ambiente, buscando o intercâmbio de tecnologia entre eles e o parceiros, apoiando e capacitando empreendimentos por meio de assessorias, mentoras e treinamentos especializados.

Isso tudo por que o Ambiente de Inovação da UFN tem como propósito, prospectar, selecionar e capacitar empreendedores que desenvolvam ideias de produtos, processos ou serviços inovadores que irão gerar oportunidades e desenvolvimento econômico e social regional. E, ainda, facilitar o processo de inovação colaborativa por meio da formação complementar do empreendedor nos aspectos técnicos e gerenciais.

A avaliação das propostas ocorrerá de 18 a 21 de maio e as propostas consideradas qualificadas serão divulgadas no dia 22 do mesmo mês. Do dia 25 à 27 de maio será o período destinado para realização de Pitches, que são apresentações rápidas de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para “outros”, e somente no dia 29 de maio será divulgado oficialmente os aprovados no processo seletivo.

Os interessados em compor o Ambiente de Inovação da UFN, deverão preencher a ficha de inscrição, e em um prazo de até 24h será enviado um e-mail com o deferimento ou indeferimento da inscrição. A divulgação dos qualificados e aprovados se dará por e-mail e, também, junto ao edital do processo.

Assim que selecionado, o interessado deve comparecer ao espaço físico no Ambiente de Inovação para entrada imediata do projeto, firmando contrato entre o candidato selecionado e o Ambiente de Inovação da UFN.

Para mais informações acesse a o edital clicando aqui.

VEJA AS ÁREAS PELAS QUAIS VOCÊ PODE INGRESSAR NO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DA UFN:

Ambiente Colaborativo (AC) –
 você tem uma ideia mas ainda precisa da fase de estruturação e validação do modelo de negócio, que contempla: modelo de receita, estrutura de custos, equipe, marca, canais de venda, formalização da personalidade jurídica, entre outras. O empreendedor nessa modalidade tem a oportunidade de capacitação, assessoramento e mentorias específicas as suas necessidades, bem como interação com outros negócios, trocas de experiências e trabalho colaborativo.

Incubação Tecnológica (IT) – tem seus modelos de negócio já validados, buscando escala de mercado com alto nível de impacto e colaboração entre equipes, aumentando assim a produtividade, a inovação e fortalecimento da cultura empreendedora interna.

Empresa Residente (ER) - empresas consolidadas no mercado que já passaram ou não pelo processo de incubação (startups graduadas). Foco em P, D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) alinhado com cursos e grupos de pesquisas institucionais.

Coworking (CW) –
espaço destinado ao desenvolvimento de ideias inovadoras e de base tecnológica. Busca reunir acadêmicos, grupos de pesquisa e extensão, assim como empreendedores de diferentes áreas, afim de se construir e consolidar relacionamentos que favoreçam o surgimento e amadurecimento de ideias de negócio e projetos inovadores.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo UFN