A participação ativa da UFN na 50ª Feira do Livro de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/04/2023

A 50ª Feira do Livro de Santa Maria, que inicia hoje (28 de abril) e vai até o dia 13 de maio (sábado). As atividades culturais e literárias contam, mais uma vez, com a participação ativa de acadêmicos e professores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) atuando em diversos setores que colaboram para o sucesso desta tão tradicional atividade que movimenta a cidade.

Os acadêmicos do curso de Design, que sob orientação do professor Roberto Gherardt, recriaram a identidade visual da Feira a partir de uma ilustração original do chargista Elias Monteiro. O selo comemorativo de 50 anos foi criado pela designer gráfica Creici Redin Brixner, em uma edição que vai homenagear todos os patronos que passaram pelas demais edições do evento.

O Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem) dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, coordenado pela professora Laura Fabrício, irá auxiliar nas atividades da Agência CentralSul de Notícias, mas o principal foco de sua cobertura fotográfica será para a disciplina de Assessoria Integrada de Comunicação. Já o trabalho desenvolvido pelos nove acadêmicos de Publicidade e Propaganda, com a orientação da professora Taís Steffenello Ghisleni e com o apoio do Lucio Pozzobon, da editora UFN, consiste em preparar e organizar atividades de sustentação que envolvem a Assessoria de Comunicação da Feira, e tem como objetivo apoiar a divulgação e a realização do evento literário que ocorre anualmente na cidade.

Acadêmicas e docentes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil irão realizar o lançamento de três livros, no sábado (29) e na terça-feira (2). No dia 29 será o lançamento da publicação ‘Histórias de Mães: mulheres que inspiraram sonhos e transformam vidas’. Com mais de 100 páginas que trazem relatos, fotos, depoimentos que registram a trajetória de vida e de trabalho de algumas das mulheres que integram a Associação de Materiais Recicláveis (ASMAR), de Santa Maria. A organização é de Dirce Stein Backes, Natália Hoffmann Adames e de Silvana Dias Leão. Já no dia 2 de maio, mais duas obras serão lançadas: ‘Produtos Técnicos e Tecnológicos em Saúde Materno-Infantil II: Multicontextos de Intervenção’, organizado por Claudia Zamberlam, Josiane Lieberknecht Wathier Abaid e Nadiesca Taisa Filippin; e ‘Produtos Técnicos e Tecnológicos em Saúde Materno-Infantil III’, organizado por Dirce Stein Backes e Carla Lizandra de Lima Ferreira.


Dois projetos de Extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo estão integrando a programação, com atividades previstas para os dias 5, 6 e 7 de maio. Um destes projetos é o [com]VIDA que trabalha temas ligados à educação urbana desde 2018, que promoverá o ‘Pelos Caminhos do Itaimbé’, atividade voltada para o público infantil. O ‘Passeios pelo Itaimbé’ sairá da praça e percorrerá alguns setores do parque, oportunizando às crianças e seus responsáveis vivências e interpretações dos espaços da cidade de forma coletiva. Serão explorados diálogos sobre o direito à cidade, conscientização sobre o espaço urbano e aspectos históricos sobre o Parque Itaimbé, estimulando a criação de boas memórias com Santa Maria.

O grupo de Extensão Mapeando Memórias irá promover um ‘Giro Histórico’ com uma caminhada pelo patrimônio do Distrito Criativo para apresentar as histórias e características dos três estilos arquitetônicos que compõem as atividades desenvolvidas pelo Projeto Interpretativo. A interpretação do patrimônio é o processo de acrescentar valor à experiência do visitante, por meio do fornecimento de informações e representações que realcem a história e as características culturais e ambientais de um lugar. Neste caso, o enfoque está nas edificações de estilo Art Déco, Eclético e Modernismo. Este tipo de projeto considera o público como um intérprete do patrimônio e permite, por meio da contemplação do próprio visitante, interação com o bem cultural.


Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação