A gamificação enquanto instrumento de aprendizagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/09/2018

O curso de EaD “Técnicas de Gamificação para Aprendizagem”, busca tornar as tarefas diárias em uma forma de progredir com os conhecimentos, estudos e objetivos. Diante do propósito de apresentar aos alunos as técnicas da gamificação, que utiliza conceitos aplicados em jogos em geral, como passar de nível ao vencer uma etapa ou ser premiado por algum objetivo alcançado, por exemplo, o aluno recebe uma pontuação a cada resposta, e no final, o estudante que tiver mais pontos, recebe uma recompensa.

Ainda, a gamificação é uma forma de desenvolver habilidades e valores em equipe. Uma ferramenta de crescimento pessoal e coletivo na aprendizagem, no ambiente de trabalho e na vida cotidiana.

Ministrado pelos docentes Ricardo Frohlich da Silva e Guilherme Chagas Kurtz, o curso apresenta ferramentas e jogos educativos, num viés de sala de aula. O público-alvo são professores e alunos de todas as áreas, os quais serão responsáveis pela criação de um projeto, em sua área de estudo, de gamificação.

Segundo Ricardo, o curso pode possibilitar uma evolução na metodologia do professor e uma melhora em sua atuação em sala de aula, e possibilita ao docente, conquistar a atenção dos alunos durante o período das aulas.

Texto: Fernando Rodrigues/Estagiário de Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein

“Está cada vez mais difícil ter a atenção do aluno. Em uma sala de aula, eles acabam achando entediante as práticas atuais, como apresentação de slides, leituras e teoria, e o curso pode auxiliar a conquistar essa atenção, as quais são importantes para o aluno compreender em sua formação”, ressalta.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão e realizar a inscrição, clique aqui. São cinco cursos disponíveis no grupo 3, e as inscrições vão até o dia 09 de outubro.