A constituição da mobilidade urbana e suas experiências práticas são pauta em Doutorado de docente da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/05/2023

O objetivo de abordar uma discussão sobre a mobilidade urbana em diferentes perspectivas de análise propõe desde uma visão mais utilitária até a uma abordagem mais sistêmica. Vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN), o professor e pesquisador Adriano da Silva Falcão pauta a análise de uma política pública construída e ainda não efetivamente implementada em pesquisa de Doutorado Sanduíche na Universidad de Los Andes (UNIANDES), em Bogotá, na Colômbia.

Intitulado ‘A constituição da mobilidade e suas experiências práticas’, o estudo discorre sobre temáticas que se inserem no campo investigativo da mobilidade. Essas abordagens incluem elementos dimensionais diversos que ampliam uma compreensão por meio da igualdade e derivações da equidade, a construção de capacidades e funcionalidades. “Busco aprofundar a investigação, também, pelos seus termos binários, dicotômicos e contrários, porém, interdependentes como a possibilidade de produção de (in)acessibilidades, (in)equidades e (in)mobilidades”, cita o autor.

A pesquisa traz consigo um panorama que retoma o vínculo da mobilidade como formação socioespacial das cidades, assim como certificam as possibilidades de qualificação das políticas públicas implementadas nos territórios. Em vista disso, o pesquisador busca promover uma associação entre a concepção teórica de mobilidade e a sua percepção prática nos tecidos urbanos. O entendimento se amplifica na ideia de uma cidade conectada a um urbanismo socialmente construído, em particular nas experiências colombianas de mobilidade.

Ao se fazerem presentes, esses princípios analisam políticas públicas engendradas a partir das experimentações colombianas que em sua maioria se associam enquanto discurso e prática. Cabe ao pesquisador analisar especificamente os elementos que compõem o território colombiano, estudo que está sendo realizado a partir de entrevistas com diversas entidades locais, verificando as políticas públicas e também os documentos de formação da agenda política de mobilidade.

Enquanto resultados parciais, o estudo, que ainda está em desenvolvimento, apresenta o conceito de mobilidade vinculado a representação de acessibilidade, equidade e justiça social promovendo um alinhamento com a mobilidade e um desenvolvimento urbano mais equitativo. “Se espera conhecer a rede sociotecnica que impede ou facilita a implementação das políticas públicas de mobilidade. O conhecimento dessa rede pode trazer algumas justificativa para a não implementação de políticas públicas, além de conhecer o conceito de mobilidade que permeia a legislação”, finaliza o autor.

Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Fotos: Divulgação / Adriano Falcão