7º Fórum de Fisioterapia reúne profissionais e estudantes da área na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo 
Imagens: Mark Braunstein /  Fotógrafo e Giulimar Machado

O curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana realizou o 7º Fórum de Fisioterapia, com o objetivo de oportunizar para a comunidade acadêmica o conhecimento de abordagens recentes e o contato com profissionais de referência na área.

A conferência de abertura falou sobre “Mecanismos e avaliação da dor” e teve como ministrante o fisioterapeuta Marcos Lisboa Neves. A palestra abordou a importância do fisioterapeuta no tratamento de pacientes com dor, a partir de diversos mecanismos por meio de abordagens físicas e cognitivas comportamentais.

O palestrante Marcos Lisboa comentou sobre a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), que tem o objetivo de promover a ética e o estudo da dor, atuando como pioneirismo, compartilhando conhecimentos com outros especialistas, associando ensino e pesquisa clínica. Além disso, o fisioterapeuta explicou que a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, relacionado a lesão tecidual real ou potencial.

O fisioterapeuta também falou sobre as funções biológicas da dor, que são a aguda e a crônica. As dores agudas são relacionadas a afecções traumáticas, infecciosas ou inflamatórias e a crônica é a que persiste além do curso normal de uma doença ou do tempo razoável para curar uma lesão, ou que estão associadas a processos patológicos crônicos que causa dor contínua. 

Outra questão abordada na conferência foram os questionamentos de avaliação da dor, que é um direito do paciente, sendo fundamental para conhecer a natureza da dor, a sua origem e características. A avaliação feita por um fisioterapeuta ajuda a estabelecer o tratamento mais indicado para o alívio da dor.  

Além das palestras, o fórum buscou trazer para os participantes diferentes tipos de conhecimentos em distintas áreas da fisioterapia, com isso foi proposto para os acadêmicos e docentes diversos minicursos. Um dos cursos propostos com o tema “Fisioterapia Vestibular”, ministrada pelo fisioterapeuta Lazaro Juliano Teixeira, de Balneário Camboriú, Santa Catarina. A Fisioterapia Vestibular ou FV é uma área de atuação especifica da fisioterapia, no qual o profissional faz a avaliação e o diagnostico funcional, para elaborar e aplicar o tratamento adequado. 




Essa avaliação pode ser através de exercícios ou manobras especificas, suaves e indolores. A FV é eficaz no controle da tontura e outros sintomas relacionados, como náusea, mal-estar geral e desiquilíbrio. O fisioterapeuta vestibular ele é preparado para orientar e encorajar o paciente a retomar o controle dos seus movimentos corporais e, sobretudo, da sua independência funcional.

Foi oferecido para os participantes do fórum o curso de “Visão Osteopática nas disfunções lombares”, ministrada pelo fisioterapeuta Giovan Bonini. Este tratamento é definido como uma abordagem diagnostica terapêutica e palpatória que enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.

O profissional tem como objetivo trazer equilíbrio ao corpo do paciente, para que tenha condições de se defender mediante o processo patológico, assim o tratamento favorece o processo de cura.

A osteopatia utiliza de métodos diagnósticos e técnicas especificas, desenvolvidas para facilitar uma avaliação estrutural precisa, enfatizando especialmente a mecânica do corpo e utilizando técnicas manipulativas com a finalidade de detectar e corrigir estruturas e funções imperfeitas.

Além de diversos outros cursos, o fórum ofertou a disciplina “Abordagem fisioterapêutica no paciente crítico pediátrico”, realizada pelo fisioterapeuta Lazaro Juliano Teixeira, de Balneário Camboriú, Santa Catarina. O fisioterapeuta buscou trazer para os alunos a concepção dos fisioterapeutas sobre os cuidados com a criança.

Foi passado para os acadêmicos a anatomia, objetivos e condutas com pacientes em estado crítico pediátrico. O fisioterapeuta revisou com os estudantes a anatomia do pulmão e coração, conversou sobre patologias cardiopatias congênitas. O minicurso ajudou na melhoria das técnicas utilizadas na fisioterapia respiratória em recém-nascidos.

Após as atividades realizadas no minicurso, o fórum encerrou suas atividades realizando uma confraternização com os acadêmicos e docentes.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação