‘4º Simpósio de Enfermagem Brasil Alemanha’ abordou práticas avançadas em saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2021

Com propósito de discutir abordagens direcionadas às ‘Práticas avançadas em saúde: desafios e projeções interprofissionais’, foram realizados no dia 5, 6 e 7 de maio, de modo remoto, a ‘7ª Jornada Internacional de Enfermagem’, o ‘5º Seminário em Saúde Materno Infantil’ e o ‘4º Simpósio de Enfermagem Brasil Alemanha’. Com realização da Universidade Franciscana (UFN), as reuniões evidenciaram diferentes temáticas através de pesquisas e compartilhamento de experiências.

Como parte da programação, além das palestras, também ocorreram apresentações de trabalhos científicos na modalidade oral. Até o final do encontro, foram contabilizadas mais de 500 participantes, divididos entre estudantes de Graduação e Pós-Graduação, professores, pesquisadores e profissionais atuantes na área da saúde de todo Brasil, além do público internacional. Ao final do congresso, a UFN TV elaborou um produto audiovisual sobre os seminários, disponível no YouTube.

O congresso teve a realização da UFN, junto à Graduação em EnfermagemMestrado Profissional Saúde Materno InfantilMestrado em Ciências da Saúde e da VidaResidência em Enfermagem ObstétricaUniversidades Alemãs de Ciências Aplicadas (UAS7) e do Mestrado Profissional em Enfermagem (Profen). Estiveram à frente da coordenação geral do evento a Drª. Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da UFN, e a Drª. Juliana Colomé, representante e professora do curso de Enfermagem da UFN. A comissão científica foi composta pelos professores Carla Ferreira (coordenadora da Enfermagem), Claudia Zamberlan e Silomar Ilha.


4º Simpósio de Enfermagem Brasil Alemanha
Com propósito de discutir sobre métodos de aprimoramento sustentável, ao manter o foco na assistência cuidados à vida, as palestras destacaram questões ligadas ao papel da Enfermagem em tempos de pandemia. Os conferencistas trouxeram um forte significado para a campanha Nursing Now, considerado um dos principais movimentos globais de melhoria à saúde, com elevação dos status da Enfermagem no mundo. “Vivemos um novo momento em que necessitamos destas práticas, em âmbito global. O papel deste profissional busca ensinar e aprender com a sociedade. Por isso, nesta edição, trouxemos temas sobre a performance do setor, baseada no tópico: consequências da pandemia em relação com as ciências da Enfermagem”, pontuou Dirce.

Profissionais-pesquisadores brasileiros e alemães atuantes no ramo discorreram tratativas sobre a temática ao aprofundarem informações acerca de estatísticas, vacinas, pesquisas e perspectivas do tratamento com a Covid-19, em suas respectivas localidades. Segundo a coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, o assunto viabilizou explorar questões como: Experiências e consequências da Covid-19 para a educação em Enfermagem; Experiências e consequências da Covid-19 para a prática da Enfermagem; Experiências da Covid-19 para estudantes de Enfermagem.

Integraram a organização do encontro: Sr. Claus Lange (Coordenador do Consórcio das Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha - UAS7), Prof. Dr. Andreas Büscher (Organizador pela Hochschule Osnabrück/Alemanha), Profª. Drª. Miriam Tariba (Organizadora pela Hochschule Hamburg/Alemanha), Profª. Drª. Jette Lange (Organizadora pela Hochschule Münster/Alemanha) e a Profª. Drª. Dirce Stein Backes (Organizadora pela UFN).


7ª Jornada Internacional de Enfermagem e 5º Seminário em Saúde Materno Infantil
Entre os conteúdos abordados, destacaram-se informações sobre à ‘Prática Avançada na Atenção Primária de Saúde e em Enfermagem’, assim como tendências de pesquisa e evidências no âmbito científico, quando relacionado ao trabalho em tempos de pandemia. Os conferencistas focaram na compreensão teórico-prática sobre o tema e trouxeram à tona estudos e reflexões para o enfrentamento das iniquidades presentes na área da saúde. “A pandemia está contribuindo para o incentivo da prática avançada da Enfermagem. Ponto este que nos mostra que devemos trabalhar cada vez mais com evidências científicas, diante dos inúmeros assuntos pautados neste setor”, acrescentou Dirce.

Um dos nomes do seminário, o Dr. Cesar Victora, professor e especialista brasileiro em Saúde Materno Infantil, apresentou dados direcionados ao exercício profissional da saúde e os desafios presenciados durante a pandemia. Segundo Dirce, foi uma grande oportunidade oferecida aos participantes do evento conferir uma das figuras mais renomadas na área da saúde em escala global.

O evento contou com as seguintes presenças: Drª. e Profª Cristina Maria Garcia de Lima (coordenadora da área de Enfermagem - CAPES), Dr. Gilney Guerra (representante da presidente do COFEN), Drª. Cláudia Montardo (representante do COREN), Profª Juliana Colomé (representante do curso de Enfermagem da UFN) e a Drª. Dirce Backes (Professora e Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da UFN).

As atividades realizadas sob coordenação da UFN repercutiram internacionalmente, com publicações nos portais da Münster School of Health e da Universidades de Ciências Aplicadas da Alemanha - UAS7.


Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Vídeo: UFN TV


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação