3º encontro do Ciclo de Palestras da Engenharia Química Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/08/2018

O Curso de Engenharia Química da Universidade Franciscana realizou a terceira atividade do Ciclo de Palestras do curso na manhã desta segunda-feira, 27 de agosto.

A mesa-redonda “Tecnologia de materiais poliméricos e catalisadores”, contou com a presença do Engenheiro de Alimentos Luis Fernando Wentz Brum, e do professor doutor William Leonardo da Silva, que é docente do Curso de Engenharia Química da UFN. Ambos tiveram como tema de seus doutorados a tecnologia de materiais poliméricos.

O professor William Leonardo contou que a ideia da conversa é trazer a questão da biotecnologia como uma aplicação para a engenharia química. Ele trouxe um pouco sobre seu trabalho de pesquisa com catalisadores alternativos, já que nos dias atuais, muitas indústrias se preocupam com o que fazer com seus efluentes.

Como resultado do estudo, ele descobriu um ciclo sustentável de degradação desses resíduos através de um fotocatalisador, e apresentou a uma empresa como forma de destino para seus efluentes.

William considera o ramo em expansão, visando a preocupação ambiental das empresas quanto a questão do tratamento de resíduos.

“O biopolímero se apresenta como sendo uma ecotecnologia para essas empresas, e também como forma de reaproveitamento desses resíduos, como na preparação de embalagens verdes. Dessa forma, estaremos ressaltando a questão da sustentabilidade e ajudando o meio ambiente”, ressalta.

Já o professor Luis Fernando, que trabalha na área de conservação de alimentos, falou sobre suas pesquisas com biopolímeros e bioplásticos realizados na UFRGS.

Na ocasião, ele apresentou aos alunos uma pesquisa utilizando o processo sol-gel para a construção de sensores e biossensores. O resultado foi um corante encapsulado nas embalagens que altera sua coloração quando passa por variação ambiental.

Essa descoberta se propõe a auxiliar na detecção de produtos de consumo diário com o PH alterado, como por exemplo o leite, que pode estragar. O biossensor nesse processo funciona como uma fonte de informação para o consumidor.

O Ciclo de Palestras da Engenharia Química, tem como objetivo trazer, uma vez ao mês, profissionais de diferentes áreas, com diferentes pontos de vista, proporcionando assim, um espaço para a discussão de temas e propostas de aplicação da engenharia química, além das opções existentes na região.

O coordenador do Curso, Germano Possani, ressalta que a presença desses profissionais traz a parte técnica e diferentes vivências para apresentar aos alunos, que têm se mostrado cada vez mais interessados nesses encontros.

As atividades buscam integrar os acadêmicos do Curso de Engenharia Química e demais estudantes da área das Ciências Tecnológicas em torno das discussões sobre inovações e demandas atuais.

Germano destaca que essas palestras de caráter específico servem para revelar novas oportunidades para profissionais, já que muitas dessas novidades que são discutidas nos encontros, envolvem outras áreas do conhecimento.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein