15º Fórum de Comunicação destaca a importância da área comunicativa na atualidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2020

Além dos desafios propostos pela pandemia no mercado de trabalho, novas necessidade de adaptação nos meios de comunicação foram requisitadas. Sendo assim, a saída da zona de conforto e a busca pela descoberta de novas técnicas de trabalho, tornaram-se cada vez mais importantes, a fim de corroborar com o melhor desempenho do profissional da área de comunicação.

Com objetivo de mostrar alternativas de reinvenção no âmbito comunicativo durante a pandemia, o 15º Fórum de Comunicação trouxe consigo, do dia 27 a 29 de outubro, uma série de palestras repletas de curiosidades, para alunos e professores dos cursos da referida área da Universidade Franciscana (UFN).

Nesta edição, a campanha obteve como pilar o conceito de “Como a comunicação pode ser reinventada e como os profissionais se transformam e se adaptam a novos cenários?”. Formulada pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, João Paulo Antunes e Thaís Trindade, ela foi embasada nas necessidades de adaptação durante a quarentena. “Começamos a fazer um retrospecto de todos temas trabalhados nos fóruns dos anos anteriores. Por fim, criamos um questionário para saber dos alunos, o que pensavam a respeito do evento, fator que nos auxiliou na escolha do tópico”, explicou Thaís.

O Fórum ocorreu de modo virtual e contou com a participação de 17 convidados, encarregados de abordar assuntos que convergem para a comunicabilidade. Um dos responsáveis pela organização do Fórum, o professor Carlos Alberto Badke destacou que, ao longo da pandemia a informatização dialogal exerce um papel indispensável ao unificar conhecimentos das esferas de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo.

"Devemos ter uma visão holística de que os conceitos destas áreas tornam-se essenciais à seus profissionais. A cada encontro, ficou nítido que uma fala se conectava a outra, e que no fundo todos palestrantes estavam falando de planejamento e comunicação”, ressaltou.

A temática sobre a “Reinvenção da Comunicação: Transformação em Momentos de Crise”, foi decisiva no auxílio da abordagem dos conteúdos apresentados, bem como na relação com a produção de Fake News. “É essencial que o profissional da área esteja atento à importância do seu papel, já que hoje, pessoas que não são do setor, trabalham como ‘comunicadores’, comprometendo a veracidade da profissão”, destacou Badke.

O 15º Fórum de Comunicação contou com a organização dos professores Carlos Alberto Badke, do curso de Jornalismo, e Cristina Jobim, da Publicidade e Propaganda. As obras visuais foram produzidas pela produtora editorial Emanuelle Rosa, responsável técnica pelas artes das peças gráficas elaboradas pelos acadêmicos do curso de PP. Já o conteúdo das mídias, esteve sob responsabilidade dos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Gianmarco de Vargas e João Pedro Englert.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Fórum de Comunicação UFN