12º Workshop Gepeses começa nesta terça-feira, dia 14 de julho Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/07/2020

O 12º Workshop do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem/Saúde será realizado de maneira remota via Google Meet, nos dias 14 e 15 de julho, começando a partir das 17h. Levando em conta o contexto atual, o evento abordará a temática do “Empreendedorismo acadêmico em tempos de Covid-19”.

Nesta terça-feira, 14, o workshop contará com a presença da Reitora da Universidade Franciscana, Ir. Iraní Rupolo, a Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Alacoque Erdmann e o presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UFN, acadêmico Kelvin Marques.

Já na quarta-feira, 15, serão apresentados Cases de Sucesso no âmbito do desenvolvimento de atividades criativas realizadas no período de pandemia, a fim de socializar saberes e práticas empreendedoras desenvolvidas durante o 1º semestre de 2020.

Segundo a coordenadora do GEPESES, Profa. Dirce Stein Backes o objetivo do evento é proporcionar a integração entre pesquisadores e alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da saúde, para a construção de conhecimentos científicos compartilhados e a socialização de resultados de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão universitários.

“O Workshop do GEPESES é um espaço especial de interação entre pesquisadores e estudantes a um ambiente presencial ou remoto de (re) construção e (re) significação de saberes e práticas. Nesse espaço, sentimo-nos todos aprendizes e sensíveis ao novo”, enfatiza a docente.

Segundo ela, vivemos em um período de produção do conhecimento em todas as áreas. E a institucionalização dos grupos de pesquisa, no Brasil, através do CNPq, com a ampliação e atualização dos mesmos, é prática que tem consolidado a pesquisa no país. Tais grupos são responsáveis por grande parte das investigações realizadas na atualidade e também pela formação de inúmeros pesquisadores. Sendo considerados como o fator principal para fazer o diferencial na formação dos acadêmicos interessados em uma investigação científica.

“Investigações científicas têm a possibilidade de trazer uma educação complementar de qualidade, visto que a pesquisa está presente em todos os currículos das universidades, demonstrando assim sua importância no meio profissional. A mesma tem por objetivo contribuir para a evolução dos saberes teórico-práticos em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada por meio de critérios metodológicos socialmente validados”, finaliza Dirce Stein Backes.

Para participar do evento, acesse o link: https://meet.google.com/vak-fvku-osb

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN