1º Seminário Online de Situações Críticas engloba técnicas vinculadas ao curso de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/12/2020

O 1º Seminário Online de Situações Críticas, elaborado pelos acadêmicos do 7º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), teve como proposta discutir os temas: Cuidados Paliativos, Processo de Morte e Espiritualidade. O encontro ocorreu no dia 15 de dezembro, de modo remoto, com orientação de discentes do referido curso.

A fim de contribuir com as abordagens sobre os temas, estiveram presentes os profissionais:
? Noeli Birk: enfermeira e integrante da Equipe Matricial de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário de Santa Maria (encarregada de falar sobre ‘Cuidados Paliativos’);
? Matheus Viero: egresso do curso de Enfermagem da UFN e enfermeiro ligado ao setor de emergência do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre (encarregado de falar sobre ‘Processo de Morte’);
? Rosiane Filipin Rangel: enfermeira e professora do curso de Enfermagem da UFN (encarregada de falar sobre ‘Espiritualidade’).

A estudante do 7º semestre de Enfermagem, Eduarda La Rocca, frisou que o Seminário de Situações Críticas foi uma proposta dos professores aos acadêmicos desde o início do semestre. “Foi um grande desafio para todos, já que devido ao momento atípico pelo qual estamos passando, foi necessário nos reinventarmos”, comentou. A aluna destaca que a atividade foi de muito importante ao proporcionar o aprendizado com a fala de grandes profissionais.

Já a professora do curso de Enfermagem, Cláudia Zamberlan, salientou o envolvimento da turma na realização do Seminário: “Considero relevante o protagonismo discente na organização desse evento. Além disso, os temas escolhidos, as reflexões e discussões que emergiram por meio das apresentações dos colegas enfermeiros fez com que os participantes refletissem acerca do processo de cuidado nas diferentes dimensões humanas”.

Os palestrantes do 1º Seminário Online de Situações Críticas elucidaram as temáticas diante das pautas propostas. Além disso, consideraram que a elaboração do encontro foi uma conquista relevante diante dos temas discutidos.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo
Imagens: divulgação / Enfermagem UFN