1ª exibição do Cineclube Odysseia debateu sobre filme de Guillermo del Toro Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/07/2023

Ocorreu na tarde de sábado (1 de julho) a 1ª exibição do Cineclube Odysseia, promovido pelos acadêmicos dos cursos de Jornalismo e História da Universidade Franciscana (UFN). O momento reuniu estudantes, professores e comunidade externa no ComLab (Sala 612B no Prédio 14 – Conjunto III). A atividade proporcionou aos presentes assistirem e debaterem sobre o filme ‘Espinha do Diabo’ do cineasta mexicano e vencedor do Oscar, Guillermo del Toro.

Esta não é a primeira vez que acadêmicos se envolvem na organização de um cineclube dentro dos espaços da Universidade. O Cineclube Unifra (2003 a 2011) apresentou diferentes obras do cinema aos estudantes ao mesmo tempo que discutia as temáticas abordadas em cada filme. Foi, a partir deste projeto anterior, que surgiu a ideia para um novo cineclube organizado pelos próprios universitários.

O estudante de Jornalismo e um dos organizadores da atividade, Nelson Bofill, comenta que já está sendo uma grande experiência poder participar desse projeto e acredita que essa colaboração entre os acadêmicos que participaram do Cineclube, junto com a coordenação do professor Bebeto Badke, rendeu algo que tem muito potencial. “Nós conseguimos criar um espaço onde se une o útil ao agradável, podendo assistir filmes e debater sobre eles, mas ainda inseridos no âmbito acadêmico”, completa.

O aluno Guilherme Cassão foi um dos espectadores e comenta que foi uma ótima experiência, pode ver que todos estavam prestando atenção no filme. “Eu achei muito interessante, principalmente por se tratar de um terror diferente, sendo ele narrativo. Ao final também foi importante ter um debate, pois contextualizou melhor a narrativa do filme e possibilitou entender todo o contexto da obra”, relata. Para ele a obra cinematográfica foi uma boa escolha para a volta do Cineclube. Já a professora do curso de História e uma das supervisoras, Roselaine Casanova, destaca que a vontade dos acadêmicos era necessária, pois todos tinham o desejo de retomar as atividades do Cineclube: “Trazer todo este pessoal em um sábado a tarde para a Instituição é surpreendente”.

A próxima atividade promovida pelo Cineclube Odysseia está prevista para o dia 5 de agosto. O grupo que organiza as atividades é formado pelos estudantes Cassiano da Rosa Chaves, Cícero dos Santos Lorena, Gabriel Villalba e Thales Barozo do curso de História. Juntamente com os acadêmicos do curso de Jornalismo: Guilherme Pregardier dos Santos, Nelson Bofill e Rubens Miola Filho. A ação tem a supervisão dos professores Bebeto Badke e Roselaine Casanova Corrêa.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Nelson Bofill/Acadêmico de Jornalismo e Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo