Venha tirar algumas dúvidas frequentes sobre a carreira do Fisioterapeuta
  1. Blog
  2. Venha tirar algumas dúvidas frequentes sobre a carreira do Fisioterapeuta

É comum ter algumas dúvidas das áreas que nos interessam, por isso hoje iremos te ajudar respondendo algumas questões que são frequentemente realizadas para quem é da área da fisioterapia. Confere se são as mesmas dúvidas que você tem e vem saber mais sobre esse curso tão incrível!

                     

Como é o curso de Fisioterapia?

O curso tem uma ampla matriz curricular com disciplinas de Ciências Biológicas e da Saúde, como patologia, anatomia e fisiologia. Além disso, é rico em atividades práticas, em práticas de laboratórios, realizadas muitas vezes com acompanhamento de profissionais que atuam na área.

O que o Fisioterapeuta pode fazer?

O campo de trabalho do fisioterapeuta é diverso em oportunidades. O profissional pode atuar no tratamento e na prevenção de lesões e doenças, usando técnicas, massagens e exercícios específicos para restaurar a capacidade física e funcional dos pacientes.

O fisioterapeuta também pode trabalhar em áreas específicas, como a desportiva, a saúde da família, na oncologia e na área dermatofuncional.

O crescimento de oportunidades no mercado de trabalho tende a crescer mais com o envelhecimento da população e a maior procura por serviços de reabilitação.

Fisioterapeutas são como médicos?

Essa é uma pergunta muito comum entre pacientes e futuros acadêmicos. Mas não, o graduado em Fisioterapia não é médico. O fisioterapeuta atua na recuperação da independência do paciente e na restauração da qualidade de vida a quem está em reabilitação.

Enquanto o médico tem como função realizar diagnósticos clínicos e tratar de patologias diversas, o fisioterapeuta pode diagnosticar problemas cinético-funcionais, com o intuito de recuperar movimentos e devolver ao paciente a sua normalidade.

Qual a diferença entre Fisioterapia e Enfermagem?

Embora as duas carreiras sejam da área da Saúde, são completamente distintas. O Fisioterapeuta tem como função primordial prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do organismo humano causadas por acidentes, vícios posturais e até mesmo malformações, enquanto o Enfermeiro se dedica a manter, promover e restabelecer a saúde dos pacientes.

Qual é a carga horário do Fisioterapeuta?

O Fisioterapeuta poderá cumprir uma carga horária máxima de 30 horas semanais de trabalho, de acordo com a Lei nº 8.856/94.

Conheça mais sobre o Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana e veja tudo que nossa instituição oferece.