Tudo sobre Estágio Obrigatório
  1. Blog
  2. Tudo sobre Estágio Obrigatório

Para que o aluno esteja apto a concluir uma graduação e se formar, alguns cursos superiores têm como pré-requisito o estágio obrigatório, que nada mais é que a realização da parte prática de certas profissões, como trabalho, agregando horas ao currículo acadêmico.

Geralmente, profissões práticas têm essa exigência, porém, alguns cursos teóricos e licenciaturas também podem exigir que o aluno vá a campo, e isso é previsto no projeto pedagógico de cada curso, no caso em escolas e instituições de ensino, com práticas mais técnicas e didáticas para se tornar um professor.

Por exemplo, ao escolher profissões na área da saúde, seja como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, nutricionista, saiba que o estágio é fundamental para o desenvolvimento prático e humanista desses profissionais, seja em unidades de saúde como hospitais e Upas ou em clínicas privadas. Obrigatório para a conclusão do curso, o estágio já torna o aluno apto à profissão.

Outra área também importante e que requer estágio obrigatório é a engenharia. Já imaginou um engenheiro, seja qual for a especialidade, se especializar apenas na teoria e ir direto para o mercado de trabalho, sem prática alguma? Mas não é somente essas duas áreas que exigem o estágio. Outros cursos também exigem e tudo irá depender da escolha dele e suas regulamentações, da instituição de ensino e do tipo, ou seja, presencial, EAD, tecnólogo e até cursos de pós-graduação.

Como vimos, enfrentar o mercado de trabalho altamente concorrido sem ter praticado é uma tarefa difícil, exige esforço em dobro dos profissionais, tanto que as profissões que não exigem estágio também oferecem vagas aos alunos que queiram aumentar seus conhecimentos, praticando.

Em vista disso, o aluno que tiver interesse em ser bem qualificado tanto na teoria quanto na prática, concorrendo às melhores vagas de trabalho, deve buscar estágios enquanto estiver na graduação.

Fazendo estágio
Cada estágio funciona de uma forma, vai depender da empresa ou do órgão que o aluno escolher, bem como da instituição de ensino e sua regulamentação. Por esse motivo, o estagiário deve se informar e ver o melhor para si.

Em caso de estágio obrigatório, a própria instituição de ensino poderá encaminhá-lo ao ambiente de estágio. Já nos casos em que o estágio é livre, pode ser feito conforme disponibilidade do aluno. Exemplo: 20 horas semanais em ambiente de trabalho, 30 horas semanais, dois anos com férias escolares, auxílio transporte e bolsa, etc.

Não perca tempo, pense no seu futuro profissional. Faça estágio e seja o melhor na sua área!