Por que fazer Engenharia Biomédica?
  1. Blog
  2. Por que fazer Engenharia Biomédica?

À primeira vista, pode parecer que as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Tecnológicas são totalmente diferentes. Porém, o ser humano não vive sem os cuidados à sua saúde, não é mesmo? E estes, por sua vez, necessitam cada vez mais de tecnologia para evoluírem. E é neste ponto que a área de Engenharia encontra uma intersecção com a área de Saúde.

Vamos conhecer mais sobre o curso e sobre a carreira de Engenharia Biomédica?

A profissão

A função principal do Engenheiro Biomédico é auxiliar na promoção da saúde de forma cada vez mais segura e eficaz. O profissional faz isso com uso de tecnologias que serão implantadas nos processos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

De forma prática, ele atua no desenvolvimento e na produção de próteses, equipamentos e instrumentos médicos, na criação de tecnologias e softwares, no projeto, montagem e manutenção de aparelhos de saúde, calibrando-os e aferindo sua precisão, dentre outras atividades.

E a atuação não fica restrita apenas à área médica, mas também contempla outras áreas da Saúde, como Fisioterapia e Odontologia.

O curso

Assim como a profissão, o curso de Engenharia Biomédica é multidisciplinar e você irá estudar matérias de Engenharia - como Cálculo, Física e Química - e de Ciências Biológicas e Saúde - como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica. Também há várias disciplinas ligadas à Tecnologia da Informação (TI), com estudos acerca de eletrônica, elétrica e desenho computacional.

As áreas de atuação

Em função da necessidade cada vez maior de avanços tecnológicos na área da Saúde, a demanda no mercado de trabalho também vem crescendo. O profissional pode optar por se especializar e atuar em determinada área. Citamos algumas:

• Imagiologia: estuda e desenvolve técnicas de diagnóstico por imagens, como radiografia, tomografia, ultrassonografia e ressonância magnética;
  • Próteses: atua na criação de próteses para auxiliar em tratamentos de saúde e reabilitação. Aqui é muito importante a pesquisa por materiais compatíveis com o corpo humano, evitando rejeições;
  • Bioinformática: buscando desenvolver softwares e sistemas para o processamento de informações biológicas (referentes a doenças, propriedades, tratamentos, agentes causadores etc.) que irão auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças;
  • Engenharia clínica: atuando diretamente em hospitais, clínicas e laboratórios para instalação, manutenção, testes e suporte dos equipamentos médicos. Aqui, o Engenheiro Biomédico também pode realizar a gestão de compras dos equipamentos e os treinamentos dos profissionais que irão utilizar estes materiais em procedimentos de saúde;
  • Desenvolvimento de equipamentos: atuando em indústrias ou centros de pesquisa para planejar, desenvolver e implantar equipamentos de saúde – desde aparelhos complexos, como os utilizados em cirurgias e tratamentos de doenças graves – até os itens mais básicos de diagnóstico, utilizados em postos e consultórios (otoscópio, esfigmomanômetro e estetoscópio, por exemplo);
  • Telemedicina: desenvolvendo a infraestrutura para o tráfego de informações e configurando equipamentos médicos preparados para operar em rede.

É igual à Biomedicina?

Não! O curso de Biomedicina faz parte da área de Ciências da Saúde, enquanto Engenharia Biomédica se encaixa nas Ciências Tecnológicas.

O foco do curso de Biomedicina é voltado à identificação de doenças e ao desenvolvimento de medicamentos e vacinas, além de outras atividades que envolvem substâncias orgânicas e micro-organismos, como em análises clínicas. Já Engenharia Biomédica atua no projeto, instalação e manutenção dos aparelhos, equipamentos, sistemas e materiais da área de saúde.

Vale a pena escolher Engenharia Biomédica?

Se você tem esse perfil interdisciplinar, com interesse nas áreas de Exatas, Tecnológicas e de Saúde, e gosta de ajudar as pessoas, vale a pena seguir na profissão! Como já mencionamos, a demanda do mercado de trabalho é cada vez maior. Além disso, a compensação financeira também pode ser interessante. Obviamente, isso tudo ainda dependerá do seu nível de experiência e do porte da empresa onde irá atuar.

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Engenharia Biomédica aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.