Pedagogia muito além da tradicional sala de aula
  1. Blog
  2. Pedagogia muito além da tradicional sala de aula

Todos sabemos que o Pedagogo tem um papel fundamental na sociedade: cuidar da formação do ser humano. Ele é o responsável pelos primeiros contatos da criança com a aprendizagem formal. Para isso, utiliza de técnicas e ferramentas que levam em conta a idade e as características dos alunos, buscando desenvolver o potencial de cada um e construir conhecimento da melhor forma possível.

A necessidade de mobilizar novos profissionais para atuar na área de educação básica é cada vez maior, pois faltam professores de séries iniciais nas escolas – especialmente em municípios do interior do país.

Isso significa que o número de vagas para graduados em Pedagogia é enorme e boa parte dessas vagas estão, sim, na rede pública de ensino. Na maioria dos casos, antes mesmo de concluir o seu curso de graduação, o formando em Pedagogia já está empregado. Portanto, é um mercado promissor.

Mas a profissão vem se transformando cada vez mais e, se você está pensando em cursar Pedagogia, pode vislumbrar outros campos de atuação. Você sabia que o Pedagogo pode atuar, por exemplo, dentro de empresas e hospitais? Citamos aqui as principais possibilidades:

Escolas públicas e privadas

Podendo exercer várias funções. A mais comum é a de professor, em que sua principal atividade será lecionar. Normalmente trabalha com turmas iniciais (níveis infantil e básico), mas também pode atuar com jovens e adultos que não terminaram seus estudos em tempo regular (EJA). Ele é responsável por transmitir conhecimentos básicos de diversas áreas, como língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, dentre outras. Ainda no âmbito escolar, o Pedagogo pode exercer outras funções, como:

•  Orientação escolar: oferecendo suporte pessoal e individualizado aos alunos, especialmente àqueles que têm dificuldade de aprendizado ou que apresentam algum comportamento não habitual. Para tanto, utiliza de métodos pedagógicos e psicológicos;
  • Supervisor escolar: orientando o grupo de professores. Sua missão é motivar, desafiar e instigar na equipe o envolvimento com o trabalho, além de promover um bom relacionamento entre colegas;
  • Gestor escolar/Diretor: gerenciando os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição de ensino. Apesar de exercer funções mais ligadas à gestão, também irá atuar na parte pedagógica, liderando a elaboração do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo Escolar, avaliando o nível de aprendizagem dos alunos de forma a identificar pontos fortes e deficiências, e trabalhando para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Organizações Não Governamentais (ONGs)

Desenvolvendo projetos pedagógicos e atuando em iniciativas que promovem a educação e a melhoria da qualidade de ensino em regiões de vulnerabilidade social. Aqui seu trabalho pode ser remunerado ou voluntário.

Editoras

Contribuindo na produção de materiais didáticos voltados à educação infantil e básica. Esse trabalho não fica restrito aos livros, podendo abranger outros formatos, como vídeos educativos, videoaulas para cursos online e jogos educativos. Aqui, o Pedagogo irá analisar e sugerir as melhores estratégias de ensino e aprendizagem.

A Pedagogia Empresarial tem o objetivo de desenvolver equipes e criar estratégias para mudanças de comportamento

Hospitais

Prestando assistência a crianças em tratamentos de longo prazo, a fim de garantir a continuidade dos seus estudos. O trabalho também inclui atividades lúdicas e recreativas que auxiliam os pequenos pacientes a tolerarem melhor o tempo em que ficarão internados. Em alguns casos, o Pedagogo também poderá prestar atendimento domiciliar a crianças doentes.

Pedagogia Empresarial

Atuando em parceria com o setor de Recursos Humanos e/ou Comunicação Interna das empresas a fim de desenvolver equipes e criar estratégias para mudanças de comportamento. Essa função, ilustrada pela foto acima, leva em conta o fato de que, sem a qualificação e as competências necessárias, os colaboradores apresentam um índice menor de produtividade. Sendo assim, cada vez mais as organizações vêm percebendo a importância de uma formação continuada. Nesse sentido, o Pedagogo auxilia na criação de políticas de formação interna e na definição dos métodos mais efetivos de aprendizado, de acordo com o perfil de cada empresa.

Educação Especial

realizando atendimento educacional a crianças com diversos tipos de limitação, físicas e/ou mentais. Aqui, o profissional precisa ser um profundo conhecedor das abordagens pedagógicas específicas para cada condição e ministrar suas aulas utilizando técnicas diferenciadas de ensino.

Para complementar a formação e se especializar na área de maior interesse, o graduado em Pedagogia pode investir em cursos de pós-graduação das mais diversas áreas, como linguagem, alfabetização, educação inclusiva, educação à distância, arte-educação, gestão escolar, ética e valores, docência no Ensino Superior, psicopedagogia, neuropsicopedagogia, dentre muitas outras.

Então, se você gosta de promover o conhecimento e tem um perfil de empatia e paciência para lidar com a diversidade de pessoas e de situações, Pedagogia pode ser sua escolha!

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Pedagogia aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.