Mitos e verdades sobre a Graduação EaD
  1. Blog
  2. Mitos e verdades sobre a Graduação EaD

Você já deve ter ouvido falar da modalidade de Educação à Distância. Nesse modelo educacional, o aprendizado ocorre, principalmente, por ambientes virtuais. Com o crescimento das ofertas de cursos EaD no mercado, houve também o surgimento de muitas dúvidas acerca de como ocorre a formação de quem optar por esse tipo de curso.

Para te ajudar a conhecer mais sobre Graduação à Distância, esclarecemos os mitos e verdades que as dúvidas mais frequentes geraram no senso comum.

“O Diploma de Graduação à Distância não é reconhecido pelo MEC” - MITO
Essa frase é um dos principais temores de quem já conferiu as vantagens de cursar graduação EaD e teve interesse em ingressar. Trata-se de um mito, porque, na verdade, há uma infinidade de cursos à distância disponíveis no mercado que lhe garantem um diploma de graduação no ensino superior, reconhecido pelo MEC.

Mas FIQUE ATENTO! Não é qualquer instituição em que isso ocorre. Já que, assim como no caso dos cursos presenciais, as instituições são avaliadas para manter o curso em atividade. Você pode tirar sua dúvidas pelo próprio portal do Ministério da Educação.

“Custa menos cursar Graduação à Distância” - VERDADE
Nesse ponto, não se trata apenas do valor pago à universidade, que, muitas vezes, para cursos EaD pode ser menor em relação aos cursos presenciais. Isso acontece por não haver a necessidade de investimento em grande estrutura física e sim no que se refere a docência e tecnologia.

Mas outro fator que acaba por deixar o valor final dessa modalidade de graduação menor, é você não precisar arcar com os custos de deslocamento, alimentação fora de casa e material, já que é disponibilizado online.

“A qualidade do ensino é inferior a de cursos presenciais” - MITO
Na verdade, o ensino em cursos de Educação à Distância precisa ter tanta qualidade quanto em cursos presenciais. Isso porque as exigências do MEC para que as instituições possam manter essa modalidade de curso são altas, justamente a fim de que esse tipo de situação não ocorra.

Mesmo assim, é muito importante avaliar, antes de você fazer sua matrícula, questões como grade curricular, carga horária do curso, corpo docente, infraestrutura tecnológica, dentre tantas outras questões que podem revelar um pouco sobre a qualidade do curso ofertado.

“No mercado, o diploma de uma graduação EaD tem o mesmo valor do diploma de um curso presencial” - VERDADE
Se você for graduado no ensino superior, na modalidade de Educação à Distância, seu diploma tem exatamente o mesmo valor de quem cursou presencialmente. Além disso, os profissionais formados em cursos EaD podem até mesmo desenvolver habilidades super valorizadas pelo mercado, em razão das características do curso. Dentre essas estão: autonomia, proatividade, disciplina, organização e outros atributos essenciais a todo profissional bem sucedido em sua carreira.

Optar por uma Graduação EaD tem uma série de vantagens! Ainda tem algumas dúvidas? Conheça os cursos EAD da Universidade Franciscana e realize seu sonho de fazer uma faculdade! Clicando nos botões abaixo, você tem acesso à uma aula totalmente gratuita para ter um gostinho do nosso material didático e metodologia de ensino. Afinal, sua formação merece o melhor!