Mitos e Verdade sobre Estudar em Universidade
  1. Blog
  2. Mitos e Verdade sobre Estudar em Universidade

Se você está terminando o ensino médio e ainda está em dúvida se a hora de entrar em uma universidade é agora ou não, é bom se informar um pouco a respeito do ambiente e das novidades que existem no universo acadêmico.

O conteúdo da graduação é mais interessante que o do ensino médio

É verdade! Na universidade, os cursos de graduação são focados na profissão que o aluno irá seguir e, na escola, ele tem uma educação mais genérica. Além disso, a universidade propicia ao aluno que siga um curso que tenha afinidade. Isso faz com que ele possa se aprofundar exercendo outras atividades ao longo do curso, que antes não fazia.

A faculdade vai me ensinar absolutamente tudo que eu preciso saber sobre a minha profissão

Mito! Aqui o estudante vai encontrar uma profissão que realmente goste para enfrentar o mercado de trabalho, com bons professores, equipamentos de alta tecnologia e currículo de excelência. No entanto, precisa estar sempre atento às mudanças de sua área, fazendo cursos, indo à palestras e pesquisando a respeito do que está estudando. A universidade oferece subsídios para que ele se torne um excelente profissional e ele deve se interessar e buscar fora o que puder para agregar ao seu estudo. Cada um faz a sua parte!

Universidade pública é mais forte que Universidade Particular

Mito! Existem universidades públicas excelentes, assim como particulares que não são tão qualificadas. Mas, isso não é regra e, ao escolher uma universidade particular de ótima reputação o aluno pode estar ganhando conhecimento de alto nível com equipamentos tecnológicos e inovação de ponta. Vai depender do curso, por isso, pesquisar a respeito de instituições é tão importante quanto escolher o que cursar.

O processo seletivo em instituições particulares é mais fácil

Outro mito, aqui! O que acontece é que o número de concorrentes nas instituições públicas é maior, mas isso não quer dizer que as provas das particulares são mais fáceis. Depende mais do curso escolhido, do número de vagas e de sua procura.

Vou perder meus amigos ao sair do colégio

Mito! Ao entrar na universidade, o estudante vai ganhar novos colegas e amigos, somando as novas amizades às antigas. O aluno só tem a ganhar!

E aí, ainda tem dúvidas sobre o que fazer? Venha fazer o vestibular. Aqui na Universidade Franciscana oferecemos os melhores professores, ambiente acolhedor e cursos em diversas áreas e modalidades!