Gestor Comercial: conheça o trabalho deste profissional
  1. Blog
  2. Gestor Comercial: conheça o trabalho deste profissional

O setor comercial é um dos mais importantes de uma empresa. Isso porque é de sua responsabilidade a comercialização de produtos e serviços, o fechamento de negócios e a realização de ações que tragam retorno financeiro para a organização e um crescimento cada vez maior de vendas.

O curso de Gestão Comercial é focado nesta área de atuação e qualifica profissionais para atuar nas transações comerciais de um negócio. Sendo assim, o graduado trabalha diretamente com as atividades de compra e venda de produtos e serviços de uma organização, sempre buscando dar maior rentabilidade e produtividade ao negócio.

Dentre suas atribuições, estão:

•  Planejamento estratégico de vendas, participando da formação de preços, da elaboração de promoções, definição dos pontos de venda, políticas de descontos e bonificações para clientes;
  • Gestão da equipe de vendas ou equipe comercial, definindo metas, comissionamentos, planos de incentivo e alinhando os argumentos de venda da equipe. Também será responsável por manter a equipe motivada e por analisar métricas e indicadores de resultado ao final de cada período;
  • Contribuir no lançamento de novos produtos ou serviços, afinal, o setor comercial é a ponte direta do negócio com os seus clientes. Portanto, o gestor comercial deve estar atendo às necessidades e demandas mais recorrentes dos clientes e levar essas ideias e sugestões para dentro da empresa;
  • Pesquisas de mercado, a fim de analisar tendências comerciais, entender as mudanças e o perfil do consumidor e identificar ameaças e oportunidades de negócio;
  • Relacionamento direto com o cliente, oferecendo suporte nos canais de atendimento, prospectando e retendo clientes e trabalhando com pós-venda.

Em resumo, onde há vendas, o gestor comercial pode – e deve – atuar! Por isso, o campo de trabalho é vasto, em empresas de diversos portes e setores de atuação. Dentre alguns cargos e funções em que o graduado em Gestão Comercial poderá atuar, estão: representante comercial, autônomo (prestando consultorias), pós-venda e suporte ao cliente, assistente comercial, assistente de crédito, consultor de vendas, gerente comercial, dentre outros.

Outro segmento que vem crescendo cada vez mais e que também é uma ótima oportunidade para o Gestor Comercial é o e-commerce, ou seja, o comércio eletrônico, de compra e venda por meio da internet.

Por fim, o Gestor Comercial também pode atuar no setor de compras da empresa, buscando fornecedores e aquisições que tragam o melhor custo-benefício no produto ou serviço final.

Como é o curso?

No Brasil, os cursos de gestão comercial são de nível superior (tecnólogo) ou de pós-graduação lato sensu (especialização). A vantagem do curso tecnólogo é que ele tem foco prático e curta duração (normalmente 2 anos). Ou seja, logo o estudante estará apto para ingressar no mercado de trabalho.

A matriz curricular contempla disciplinas da área de gestão, como fundamentos de administração, gestão de recursos humanos, contabilidade, economia, direito empresarial, psicologia organizacional, e também da área de vendas, como marketing e varejo, gestão de produtos e serviços, promoção de vendas, técnicas de negociação, comportamento do consumidor, dentre outras.

O perfil profissional do gestor comercial exige competências como inovação, criatividade, organização e atenção às tendências de mercado. Além disso, este profissional deve gostar de gestão, de números e ter boa capacidade de argumentação e negociação.

Vale a pena investir?

Se você já atua como vendedor ou representante comercial de uma empresa, por exemplo, a graduação pode ser a chave para evoluir na sua carreira. Além disso, como já mencionado, é uma profissão com atuação em diversos setores do mercado.

Por meio do curso, você ficará apto para executar diversas funções, desenvolvendo habilidades técnicas – como cálculos, análise de mercado, gestão do relacionamento com o cliente – e habilidades de gestão, como motivação de equipe, planejamento, organização de tarefas, dentre muitas outras.

Ficou interessado? Então não deixe de conhecer o curso de Gestão Comercial aqui na Universidade Franciscana.