Formas de Ingressar na Universidade
  1. Blog
  2. Formas de Ingressar na Universidade

Entrar na faculdade é o sonho de muitos estudantes e, a cada ano, universidades públicas e privadas abrem seus editais de seleção para que futuros alunos ingressem no ensino superior.

Os processos seletivos dos estudantes podem ser realizados mediante vestibular tradicional, transferências entre instituições ou por programas do governo federal que beneficiam alunos do sistema público e carentes com cotas, como sistema de seleção unificada (SISU), programa universidade para todos (PROUNI) e exame nacional do ensino médio (ENEM).

Além disso, em situações em que o candidato não tenha sido aprovado, ainda tem chances de participar das seleções de vagas remanescentes por meio de editais abertos ao longo do ano letivo.

Em faculdades particulares, o vestibular é realizado duas vezes ao ano, no verão e no inverno. Geralmente, o maior número de cursos e vagas é ofertado no vestibular de verão quando, teoricamente, o aluno conclui o ensino médio e entra para a universidade. Já no processo seletivo do meio do ano ou de inverno, a oferta é menor.

Algumas particulares ainda oferecem o programa Segunda Graduação, onde o aluno diplomado tem acesso a outros cursos de forma distinta, e o PROUNI, quando o aluno carente não diplomado usa sua nota do ENEM para ter acesso à vagas disponíveis. Basta que sua nota na redação seja maior que zero e a pontuação maior que 450.

Logo, em universidades públicas, absolutamente a seleção é feita uma vez ao ano e no verão. Salvo em situações extraordinárias e nos editais de vagas remanescentes.

Para participar do programa do governo federal, ENEM, realizado pelo ministério da educação, MEC, os alunos fazem provas interdisciplinares com redação uma vez ao ano e a nota do ENEM pode ser usada em muitas instituições superiores que utilizam esse método de acesso. Realizada a prova, a nota é ranqueada e serve, também, para o acesso ao SISU, que nada mais é que um programa de acesso à universidades públicas para alunos cotistas que tenham estudado em escola pública, e ao PROUNI (neste caso, o aluno não pode ter diploma).

Como podemos ver, nenhuma seleção é fácil. Então, para realizá-las, os estudantes devem se preparar e isso exige muito esforço, estudo e dedicação. Dominar, ter familiaridade com disciplinas da escola e revisar é o meio de entrar mais rápido na universidade. Por isso, ter foco e manter uma rotina de estudos diários é a melhor opção para quem pensa em uma vaga na tão sonhada universidade!

Aqui temos a opção certa para você. Veja como entrar na UFN e venha fazer parte da Família Franciscana.