Fiz Enem, e agora? Como esperar o resultado?
  1. Blog
  2. Fiz Enem, e agora? Como esperar o resultado?

Durante o ano, alunos de todo país têm se preparado constantemente para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em busca de pontuação suficiente para acessar uma das diversas Universidades que aderiram ao exame. Há alguns anos, as provas têm ocorrido no início de novembro e, agora, a espera pelo resultado gera ansiedade e dúvidas nos jovens. Então, como esperar o resultado sem entrar em pânico?

Neste ano, muitos candidatos que participaram do Enem realizaram suas provas pensando na grande oportunidade que eles têm de efetivar o sonho de cursar uma graduação. E, mesmo com todo o sacrifício e a rotina de estudos diárias durante o ano de 2019, agora é a hora de manter o foco à espera do resultado que deverá sair no meio de janeiro de 2020.

De nada adianta sofrer ou ficar imaginando possíveis classificações sem ter ideia do resultado deste ano. Afinal, o exame funciona mediante ranqueamento de notas, por isso, o aluno também depende muito da classificação dos seus concorrentes. Ou seja, mesmo com os gabaritos em mãos, sua classificação só será ranqueada conforme nota e classificação de todos os concorrentes.

Assim, neste momento de espera, é necessário que os alunos tenham momentos de lazer, sem se preocupar com o que virá pela frente. Segundo o Inep, os resultados individuais estão previstos para janeiro de 2020, enquanto os resultados da redação estão programados para março de 2020. Por isso, até lá, é bom se dedicar a momentos de diversão e lazer, sair com amigos, rever familiares, se renovar para o próximo ano.

O resultado saiu, como agir?

Através do Enem 2019, os alunos devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Durante todo o ano, o SiSU 2020 deve oferecer milhares de vagas em instituições públicas de ensino superior. E, mesmo se o aluno não consiga se classificar na Universidade desejada, é bom ficar atento, pois vagas remanescentes poderão surgir.

Também serão abertas as inscrições para o ProUni 2020, em que o aluno tem acesso à bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades particulares.

Outra perspectiva para o aluno que faz Enem é o Fies e o P-Fies 2020, programas de financiamento estudantil que oferecem vagas para matriculados e não matriculados no ensino superior.

Quer se inscrever na UFN com sua nota do Enem? Clique aqui.