Entenda a função dos três principais profissionais de Enfermagem
  1. Blog
  2. Entenda a função dos três principais profissionais de Enfermagem

Quando o assunto é Enfermagem, é bem provável que venha à sua cabeça um profissional vestido de branco e sempre pronto a ajudar, não é mesmo? Esta é uma área que está presente em praticamente todas as fases da vida, desde o nascimento de um bebê ao cuidado e atenção ao idoso.

Ao escolher a enfermagem como sua profissão, você pode atuar em três categoriais principais, de acordo com a formação e as atividades desempenhadas: Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Enfermeiro. Entenda as características e diferenças entre cada uma delas:

Auxiliar em Enfermagem

O Auxiliar de Enfermagem é um profissional mais focado em atividades e procedimentos básicos de rotina, com baixa complexidade e em pacientes sem gravidade, como: preparação de pacientes para consultas, exames e tratamentos, prestação de cuidados de higiene, conforto e alimentação, atividades de desinfecção e esterilização, administração de medicamentos e realização de curativos simples, sempre sob a supervisão de um enfermeiro. Para atuar nessa função, é preciso fazer um curso de qualificação profissional de curta duração.

Técnico em Enfermagem

As funções do Técnico em Enfermagem estão mais concentradas em níveis médio e básico de cuidados e suas atividades também são supervisionadas por um enfermeiro. Para exercer a profissão, é necessário um diploma de curso Técnico, normalmente com 2 anos de duração.

O Técnico em Enfermagem irá auxiliar o enfermeiro no planejamento de atividades de assistência. Ele também pode atuar no tratamento de pacientes mais complexos, em UTI ou pós-operatórios, desde que supervisionado. Além disso, realiza aplicação de vacinas, procedimentos de higiene do paciente, esterilização de utensílios, coleta de material para exames, a preparação e administração de medicamentos.

Enfermeiro

É o profissional que gerencia os serviços de enfermagem, responsável por coordenar o trabalho de auxiliares e técnicos. O exercício da profissão requer um diploma de ensino superior em Enfermagem.

Naturalmente, o Enfermeiro também está apto a assistir os pacientes – em especial, os de alta complexidade, que exigem maiores níveis de conhecimento científico e técnico. Dentre outras funções, estão a realização de diagnósticos e prescrições de enfermagem e medicamentos, a preparação de pacientes para o atendimento médico e a prestação de assistência durante o parto.

Além das atividades de atenção à saúde, o Enfermeiro pode ser responsável por questões administrativas, como organização e direção dos serviços de enfermagem, controle e supervisão de atendimentos, promoção de treinamentos e capacitações, auxílio na seleção e contratação de pessoal etc.

Quem determina e fiscaliza o exercício de todas essas funções são os Conselhos Regionais de Enfermagem – os Coren, zelando pela qualidade dos serviços e pelo respeito à ética e a legislação profissional.

Na UFN, você pode cursar Enfermagem. Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Enfermagem aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.