Em dúvida sobre a carreira farmacêutica? A UFN te ajuda!
  1. Blog
  2. Em dúvida sobre a carreira farmacêutica? A UFN te ajuda!

Em dúvida se presta vestibular para o curso de Farmácia, pois não conhece as áreas de atuação deste profissional?! Neste texto, apresentamos alguns dos campos onde os farmacêuticos mais atuam e, também, alguns detalhes sobre esse curso de Graduação que tem um mercado de trabalho considerado muito amplo no Brasil.

A Graduação

O curso de Farmácia da Universidade Franciscana possui aulas teóricas e práticas, abordando a produção e controle de qualidade de alimentos, cosméticos e medicamentos de uso humano e veterinário, com foco na tecnologia e inovação.

Além disso, o estudante aprende sobre nanotecnologia e biotecnologia, farmácia clínica, análises clínicas, toxicologia forense e também sobre a área de gestão e assistência farmacêutica.

Mais de 50% da carga horária da graduação é destinada às aulas práticas e estágios, que são realizadas em laboratórios didáticos, hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, farmácias etc.

Mercado Profissional

Como já foi dito, o mercado de trabalho do farmacêutico é considerado muito amplo no Brasil. É comum que estes profissionais tenham mais vagas de emprego relacionadas às farmácias, distribuidoras, indústrias e laboratórios de medicamentos. Isso porque o graduado em Farmácia entende a composição de medicamentos, suas necessidades, formas e dosagens a serem ministradas, identificam sintomas, indicam substâncias, aplicam injetáveis, entre outras atividades.

Mas também podem surgir oportunidades de atuação junto à outras áreas:

• Alimentícia, o profissional trabalha com alimentos funcionais e nutracêuticos (suplementos alimentares), acompanhando os efeitos de substâncias no organismo humano e controlando a qualidade dos alimentos;
  • Análises clínicas e toxicológicas, atuando na realização de exames toxicológicos e laboratoriais a fim de detectar doenças causadas por infecção ou intoxicação a partir da coleta do material biológico. Além disso, também pode atuar na garantia e controle de qualidade e no planejamento e gestão de laboratórios;
  • Atenção farmacêutica, orientando e acompanhando pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas quanto ao uso adequado do medicamento;
  • Área ambiental, atuando no controle da qualidade da água, do solo e do ar. O farmacêutico ambiental também pode desenvolver pesquisas e análises de resíduos gerados por indústrias para que eles não causem poluição do ambiente;
  • Biologia molecular, uma área que busca compreender os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético. Atuando aqui, o farmacêutico irá desenvolver análises laboratoriais em exames como o de paternidade, por exemplo;
  • Cosmetologia, na pesquisa e criação de cosméticos e produtos de higiene;
  • Farmácia clínica, atuando em hospitais e clínicas, públicas e privadas, para acompanhar pacientes submetidos a longos tratamentos e assessorar médicos e enfermeiros. O farmacêutico clínico também orienta e acompanha os pacientes e clientes de farmácias e instrui os demais atendentes para que passem informações corretas às pessoas;
  • Farmacovigilância, pesquisando se os produtos cumprem o que prometem ao consumidor. Este profissional está sempre atento à identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Este trabalho é feito antes de um novo medicamento ser lançado no mercado e continua com o monitoramento após o uso pelos pacientes;
  • Área de gestão, atuando no comando de um departamento na indústria farmacêutica, administrando custos, projetos e funcionários;
  • Vendas, como representante comercial ou vendedor de um laboratório ou indústria farmacêutica. Aqui, o profissional atua realizando visitas a farmácias e consultórios para mostrar as novidades, oferecer amostras e comercializar os produtos fabricados pela marca que representa.

E, acredite, ainda tem mais possibilidades de atuação!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o amplo mercado de trabalho dos farmacêuticos, está na hora de ingressar na Graduação de Farmácia da Universidade Franciscana! A dica é se dedicar bastante e aproveitar as oportunidades para conquistar a carreira de sucesso que você tanto deseja.

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe gratuitamente o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Farmácia aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.