Conheça o Mestrado em Ciências da Saúde da UFN
  1. Blog
  2. Conheça o Mestrado em Ciências da Saúde da UFN

Com duração de 4 semestres, este programa de mestrado da Universidade Franciscana concede o título de Mestre em Ciências da Saúde e da Vida. Com duas linhas de pesquisa principais, corpo docente formado por profissionais e pesquisadores renomados e recomendação da CAPES desde 2017, esta é a oportunidade ideal para quem procura modalidades de mestrado para área da saúde em Santa Maria.

Se você concluiu curso de graduação em áreas como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e áreas afins já faz parte do público alvo ao qual este programa de pós-graduação em ciências da saúde é destinado.

Durante os semestres letivos os alunos mestrandos poderão participar de eventos, palestras e congressos promovidos pela instituição, programas de internacionalização, produções técnicas e acadêmicas e programas para inserção social.

O principal objetivo do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN é atuar na formação de mestres aptos a desenvolver pesquisa científica para área da saúde, visando o aprimoramento de processos clínicos e estratégias de saúde, bem como a melhoria na qualidade de vida de comunidades. Levando em consideração evidências técnico-científicas e visão interdisciplinar, sob o ponto de vista de parâmetros regionais, nacionais e internacionais.

Ao concluir com êxito o programa de mestrado, também estarão aptos a intervir no processo de saúde e adoecimento do ser humano, tendo conhecimento sobre as prática mais inovadoras no que diz respeito a saúde, seus serviços e tecnologias. Os estudantes deste curso de pós-graduação stricto sensu poderão desenvolver habilidades em nível básico, clínico, individual e coletivo voltados a prevenção e tratamento de doenças.

Quais são as Linhas de Pesquisa? 

Visando aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre educação, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde da população, os candidatos a este programa de mestrado poderão optar pelo desenvolvimento de suas dissertações em uma das duas linhas de pesquisa disponíveis.

Contando com um amplo grupo de professores vinculados especialistas, em cada uma das áreas do conhecimento relacionadas às linhas de pesquisa, os estudantes poderão contar com pesquisadores com experiência acadêmica e científica, prontos para orientar os mais diversos projetos nos assuntos determinados.

Conheça as linhas de pesquisa do programa de Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da UFN:

  • Pesquisa em práticas de educação integral à saúde
    Com abordagem multidisciplinar, optando por esta linha de pesquisa, o aluno mestrando poderá investigar e analisar, em perspectiva científica, processos de agravo da saúde visando o aprimoramento e a inovação em práticas, serviços e tratamentos para melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.

  • Pesquisa translacional em saúde
    Nesta linha de pesquisa os alunos do mestrado em ciências da saúde poderão desenvolver investigações e análises sobre doenças metabólicas, neoplásicas, neurológicas e comportamentais em perspectiva de pesquisa pré-clínica à prática clínica, assim como os mecanismos fisiopatológicos de agentes farmacológicos, biomarcadores em modelos experimentais de doenças.

Ainda em dúvida sobre o ingresso neste programa de mestrado? Confira as produções acadêmicas dos estudantes deste programa (tais como as dissertações e artigos científicos) e confira algumas das suas possibilidades ao escolher a Universidade Franciscana para fazer seu programa de mestrado.

Como Ingressar?

Para ingressar no Mestrado em Ciências da saúde e da Vida da UFN é preciso passar por processo seletivo. Acessando o edital é possível conferir datas e procedimentos necessários, bem como pré-requisitos e demais informações para fazer sua candidatura.

Procurando outras linhas de pesquisa para seu mestrado na área da saúde? Conheça outros cursos de mestrado dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da UFN.