Conheça o mercado de trabalho do graduado em Biomedicina
  1. Blog
  2. Conheça o mercado de trabalho do graduado em Biomedicina

O Biomédico é um profissional que tem grande destaque na área da saúde. Ele é conhecido por atuar em análises clínicas, realizando exames em laboratórios, hospitais e pesquisas. Porém, a atuação profissional não se restringe somente a isso. Vamos conhecer esse mercado?

O que faz um biomédico?

O biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo de microrganismos causadores de doenças. Isso parece bem oportuno diante de um momento em que há uma pandemia ativa e em circulação no mundo todo, não é mesmo?

O profissional de Biomedicina pode trabalhar na elaboração de soros, vacinas e reagentes, em análises físico-químicas e microbiológicos para verificar a qualidade e contaminação de alimentos, além da participação em pesquisas de todas as áreas da genética e de produção humana. Ainda, atua no setor de imuno-histoquímica e imunocitoquímica (métodos que buscam detectar antígenos em tecidos ou células), no processamento de sangue e sua sorologia, realiza exames pré e pós-transfusionais e se envolve com a operação de equipamentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica.

Áreas em expansão

São inúmeras as habilitações do biomédico, que vão desde patologia clínica e saúde pública, até biomedicina estética e reprodução humana. Em destaque, essas duas últimas áreas específicas têm gerado alta demanda por profissionais.

Na parte da Estética, os biomédicos podem atuar em clínicas que oferecem tratamento para pele, corpo e face. Esse atendimento especializado é encontrado geralmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentra maior parte dos institutos de pesquisa e indústria farmacêutica. Outra área é a da Reprodução Humana, que empregam biomédicos em clínicas de reprodução humana assistida, por exemplo.

Além destas, recentemente as áreas ligadas à Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Diagnóstico Molecular e Bioinformática também tem apresentado demanda crescente e boa remuneração para os formados na área.

Também há necessidade de que este profissional da saúde esteja qualificado para gerenciar hospitais e empresas. A área de gestão para o biomédico pode estar relacionada à Laboratórios de Análises Clínicas, Bancos de Sangue, entre outros.

Aperfeiçoamento constante

Assim como em qualquer área de atuação, para alavancar a carreira é necessário que o profissional esteja em constante aprendizado. Ou seja, deve haver uma sequência nos estudos, por meio de cursos de capacitação, especializações e, até mesmo, Mestrado e Doutorado na área. Estar atento às novidades da especialidade escolhida para conquistar os melhores cargos no mercado de trabalho também é importante.

Agora que você já sabe quais são as diversas áreas onde o Biomédico pode atuar, conheça o curso de Graduação em Biomedicina da Universidade Franciscana.