Conheça o Curso de Gestão Financeira
  1. Blog
  2. Conheça o Curso de Gestão Financeira

Tem interesse em se tornar um gestor financeiro? Iremos te ajudar com algumas informações importantes que você precisa saber sobre a graduação e o mercado de trabalho.

O curso de Gestão Financeira forma profissionais capazes de gerenciar o departamento financeiro de uma empresa. Durante a Graduação, o aluno aprende a fazer planejamento financeiro por meio da organização, captação e aplicação de recursos. Ao concluir o curso, você estará qualificado para analisar o mercado e sugerir alterações e procedimentos que irão influenciar no desempenho de uma companhia.

O profissional poderá ainda ser responsável pela análise de créditos e demonstrativos contábeis, avaliação de estoques e acompanhamento do fluxo de caixa.

Mercado de trabalho

No mercado de trabalho, o tecnólogo em Gestão Financeira pode ocupar cargos de assistente, analista, assessor ou consultor. Qualquer organização necessita de alguém que administre – sozinho ou em equipe – das suas finanças. Por isso, o profissional de Gestão Financeira é necessário para qualquer empresa, independente do seu porte.

O Tecnólogo em Gestão Financeira pode coordenar os serviços administrativos, as operações financeiras e os riscos em empresas de todos os setores da economia, inclusive no segmento bancário, em corretoras de valores, no setor público ou ainda atuar como consultor, de forma autônoma.

E sua atuação não fica restrita a empresas, pois ele também pode prestar individual a pessoas físicas que queiram investir melhor o dinheiro acumulado ao longo da vida, por exemplo.

O profissional tem por responsabilidade planejar, dirigir e controlar os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro de possíveis riscos.

É possível ao profissional de Gestão Financeira encontrar um bom campo de trabalho mesmo em meio a crises econômicas, pois nesses períodos cresce a necessidade de fazer uma boa gestão de contas e potencializar os resultados dos negócios.

Graduação

A Universidade Franciscana oferta o curso de Tecnologia em Gestão Financeira na modalidade EaD. Com duração de dois anos, o aluno pode estudar com flexibilidade em ambientes virtuais, tendo somente dois encontros presenciais por bimestre.

E não pense que Gestão Financeira é só números. Ao longo do curso, o aluno terá disciplinas tanto das Ciências Exatas, quanto das Ciências Sociais, como: gestão de custos, formação de preços, mercado financeiro, contabilidade, gestão de riscos e investimentos, planejamento orçamentário, gestão de recursos humanos, dentre outras.