Como funciona a transferência para UFN?
  1. Blog
  2. Como funciona a transferência para UFN?

Se você está insatisfeito com sua graduação, está pensando em ingressar em outro curso, ou se os custos da sua faculdade estão acima do que você pode pagar, provavelmente já considerou entrar com um processo de transferência de faculdade.

Mas saiba que, para você alcançar o seu sonho de completar o ensino superior, temos condições especiais para você fazer sua transferência para UFN. Confira tudo que você precisa saber sobre essa processo, a seguir.

Se você estuda em qualquer instituição de ensino superior pode solicitar sua transferência para UFN. Basta que você tenha vínculo acadêmico ativo com a instituições de origem, seja regularmente matriculado ou com matrícula trancada.

Preenchendo esse requisito, você pode concorrer a qualquer curso de educação superior, presencial ou a distância, em outra IES reconhecida pelo MEC.

Nos casos de transferências voluntárias para Universidade Franciscana, os estudantes podem entrar com o processo para mudar de IES, desde que o curso pretendido tenha disponibilidade de vagas.

Para saber se há vagas no curso que você procura, basta acompanhar a divulgação do processo seletivo da UFN. Após os vestibulares, semestralmente, são divulgadas as vagas remanescentes, em cada curso, para a modalidade de ingresso e reingresso na faculdade. Para isso, o processo é regulamentado por edital público, que define os critérios de seleção.

Se o motivo pelo qual você pretende trocar de curso e de instituição de ensino é o pagamento dos encargos à universidade, confira, a seguir, as modalidade de bolsa de estudos que você pode ter acesso estudando na UFN.

Bolsas de Estudo UFN

Fazendo transferência externa para a UFN, você pode acessar aos mesmos benefícios, programas de bolsas e financiamento de estudos que os outros alunos da Universidade.

A UFN investiu na oferta de diferentes opções de financiamento da universidade para seus alunos por entender a dificuldade de se manter no ensino superior. Por acreditar que o pagamento das mensalidades não pode ser um empecilho para você ingressar educação de qualidade e se capacitar para o mercado de trabalho, hoje qualquer estudante regularmente matriculado em nossas cursos pode acessar os seguintes benefícios:

Fundacred
Com a Fundação de Crédito Educativo os estudantes de graduação da UFN podem realizar programas de financiamento de 50% do valor das mensalidades. Você pode conferir mais detalhes dessa modalidade no edital, que fica disponível no site ao final do mês de novembro.

ProUni

Com o Programa Universidade para Todos você pode conseguir bolsas de estudos equivalentes a 50% ou 100% dos seus custos com mensalidade na graduação. Essa iniciativa do governo federal visa facilitar o acesso ao ensino superior por estudantes de menor renda familiar.

Outros Benefícios
A UFN também possui uma série de convênios e outros benefícios que você pode acessar sendo estudante matriculado da nossa graduação. Um deles garante condições exclusivas para estudantes com vínculo ativo com algumas instituições militares conveniadas.

Você pode acessar mais informações sobre bolsas e outros benefícios, clicando aqui.

Transferência de Faculdade em Cursos de Graduação

Até que você mude de curso ou de instituição de ensino, muitas possibilidade são avaliadas. Certamente não se trata de uma decisão fácil de ser realizada e o processo pode ser um tanto burocrático. Mesmo assim, não deixe de tentar, afinal ter a sua formação, com as melhores condições possíveis é um direito SEU!

O processo de transferência é realizado pelo estudante, solicitando a entrada no processo junto a sua universidade de origem. Nesse momento, a coordenação do curso, que detém todos as informações acadêmicas do estudante reúne a documentação necessária para realizar a transferência.

Os documentos para dar início a sua transferência dependem das exigências da sua Universidade de Destino. Normalmente, são solicitados documentos pessoais, comprovante de matrícula e histórico acadêmico atualizado, contendo informações sobre disciplinas cursadas, conteúdos programáticos e respectivas cargas horárias.

Levando esta documentação à universidade de destino e encontrando vaga no curso que você procura, já está nos momentos finais do processo. Basta aguardar o processamento dos seus dados pela instituição escolhida e verificar os créditos cursados que podem ser aproveitados na nova grade curricular. Essa é a parte que deve ser feita com maior cuidado para evitar que você curse disciplinas que já concluiu em outra faculdade.

Passando por isso, você já está a mais um passo do seu futuro no mercado de trabalho. Ficou interessado? Saiba porque fazer sua transferência para a UFN.