Como funciona a educação a distância?
  1. Blog
  2. Como funciona a educação a distância?

Já pensou em poder estudar o que você ama e tanto sonhou em qualquer lugar ou a qualquer momento? Ter uma ampla biblioteca digital, ambientes virtuais para estudo e acesso a todo seu material de aula em vídeos, áudios, conteúdo animado e outros formatos? Você pode reunir tudo isso em um Curso EAD. Entenda como funciona essa modalidade de ensino.

Com as novas tecnologias, e decorrente avanço das áreas de tecnologia da informação e comunicação, as salas de aula já não são mais a única opção para quem deseja se formar no ensino superior. A educação a distância é uma modalidade de ensino das que mais cresce no Brasil e em todo mundo. Isso porque, além de inovadora, é inclusiva, permitindo que pessoas que não teriam acesso à universidade, em função de tempo ou deslocamento, possam concluir seus estudos em nível superior.

No Sistema de Educação à Distância, alunos e professores estão separados fisicamente, mas mantém contato diariamente pelas plataformas de Ensino EAD. Você concluiu módulos, realiza avaliações, trabalhos acadêmicos, assiste aulas e tira dúvidas em tempo real virtualmente. Tudo isso, adaptando seu período de estudos às peculiaridades da sua rotina. Além disso, durante quase todo o curso, você pode trocar experiências e aprendizados com os outros estudantes nos ambientes de interação online.

Escolhendo uma Instituição de Ensino de qualidade, você pode ter a mesma excelência de aprendizado que teria em uma faculdade presencial. E mais, a Modalidade EAD é reconhecida pelo Ministério da Educação, permitindo que você receba seu diploma e possa utilizá-lo da mesma forma que um ingressantes do ensino tradicional.

Com mais de 60 anos, a Universidade Franciscana é uma das instituições onde você pode encontrar ensino à distância de qualidade. Com tradição em educação e um corpo docente altamente qualificado, a UFN consegue garantir a mesma propriedade do ensino presencial por conta de sa excelente infraestrutura tecnológica e compromisso em formar profissionais para atuar no mercado de trabalho.

Além disso, na UFN, a educação à distância não é apenas para estudantes de graduação. Neste caso, se você procura por Especialização à Distância ou Capacitação Profissional EAD também encontrará ótimas opções aqui. Entenda como os Cursos Ead funcionam e conheça algumas das melhores oportunidades para você estudar.

Graduação

Nos cursos de graduação, o aluno tem flexibilidade de tempo e espaço, perfeito para aqueles que têm dificuldade em conciliar estudos com o trabalho.

As atividades que precisam ser realizadas presencialmente, como as provas, por exemplo, podem ser feitas nas unidades Santa Maria - RS, Cruz Alta - RS, Canguçu - RS, Bagé - RS ou Pelotas - RS.

São os próprios mestres e doutores da UFN que produzem os conteúdos das aulas, sejam eles vídeos, áudios, ebooks ou imagens interativas, permitindo que ele seja atual e de acordo com o mercado de trabalho.

Especialização

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é essencial continuar buscando conhecimento, mesmo após o término da graduação.

Por isso, o curso de especialização a distância foi criado. Com ele, você pode consumir o conteúdo no seu tempo e de forma flexível, além do acesso total aos materiais didáticos disponíveis na plataforma EAD.

Esse tipo de curso é organizado em módulos temáticos que se relacionam entre si. Dessa forma, há um planejamento coletivo das unidades de aprendizado propostas nos cursos. São diversos temas, organização de projetos e resoluções de problemas, que juntos, formam a especialização do profissional no curso escolhido.

Além da monografia ou artigo do Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno também será estimulado a desenvolver um produto inovador, que será idealizado no decorrer do curso.

Desde 1976, a UFN oferece o curso de pós graduação lato sensu. A modalidade a distância possui a mesma qualidade de ensino que a presencial, devido principalmente, a todos esses anos de experiência e da excelente infraestrutura tecnológica que a instituição possui.

Capacitação profissional

Os cursos de capacitação profissional são disponibilizados no Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela UFN.

A primeira aula é uma apresentação do curso, onde o estudante poderá conferir a organização e programação das aulas e alguns conceitos básicos necessários para o acompanhamento.

Depois, são disponibilizados artigos para estudo, slides teóricos e práticos fórum de discussão para o debate sobre o tema do curso, assim como o conteúdo do material didático.

A entrega das atividades solicitadas e o acesso as videoaulas contabilizam a frequência do aluno. A duração do curso e suas avaliações variam de tema para tema. Para receber o certificado, o aluno precisará de no mínimo 7,0 de aproveitamento e 75% de presença.

Programa Institucional de Tutoria - Proint

Esse curso tem como objetivo principal suprir a defasagem de língua portuguesa e matemática dos alunos matriculados nos cursos de graduação e pós graduação.

Dentro do ambiente virtual de aprendizado, estão disponibilizados diversos materiais de apoio, além do acompanhamento de tutores. Para que os conteúdos sejam completamente absorvidos, serão realizados alguns exercícios e atividades também.

As matérias são estruturadas em dois módulos, que totalizam 34 horas-aula, ou seja, dois créditos para língua portuguesa e matemática.

Para retirar o certificado, é necessário ter 75% de frequência em cada curso e ter realizado todas as atividades propostas. O certificado vale 34 horas complementares para alunos de graduação e pós graduação.

E aí, gostou da possibilidade de estudar em casa? Confira quais são as modalidades de Cursos a Distância da Universidade Franciscana e escolha já o seu!