Como escolher o melhor curso de pós-graduação
  1. Blog
  2. Como escolher o melhor curso de pós-graduação

O mercado de trabalho mudou e segue em constante movimento. Por isso, hoje em dia, investir tempo e dinheiro em cursos de pós-graduação é uma tarefa indispensável para os profissionais que pretendem se manter na alta concorrência por bons postos de trabalho. Atualmente, acompanhando o fluxo de mudanças, as universidades brasileiras oferecem especializações em diversas áreas do conhecimento, com cursos tradicionais, práticos e/ou teóricos, assim como os novos cursos multidisciplinares e os que estão surgindo com o formato online de trabalho.

Ao sair da faculdade, além da inserção nas empresas, o aluno também tem a chance de adquirir novos conhecimentos e isso deve torná-lo especialista no que faz. Geralmente, esse tipo de profissional investe em algo diretamente relacionado ao seu curso de graduação e à área em que está atuando. No entanto, mesmo com cursos voltados à áreas tradicionais, para ir ao encontro do que os novos postos de trabalho estão exigindo, muitos trabalhadores passaram a optar por cursos diferentes de suas graduações, pois o foco está no mercado de trabalho que procura por profissionais comprometidos e engajados, com perfil analítico, estratégico e criativo e que transitem em diversas esferas de um negócio. Um profissional com conhecimento macro em relação a tudo o que está ao seu redor.

Além disso, os recrutadores e gestores de RH estão incentivando quem busca emprego a voltar seu olhar ao novo, realizando multitarefas e desenvolvendo soluções para diversos tipos de problema. Dessa forma, para os alunos que pretendem inovar se aventurando em novas áreas e agregando conhecimentos que não sejam diretamente relacionados ao que escolheram como profissão, escolher cursos multidisciplinares pode ser a chave que irá abrir mercados de seu interesse.

Agora, para profissionais que queiram seguir no mesmo eixo apenas agregando mais conhecimento sobre temáticas que já tenham domínio, seguir na área é a opção certa.

De certa forma, tanto faz o tipo de pós-graduação que o aluno vai seguir após concluir a graduação. O importante é que ele siga seus estudos dentro do que mais lhe faz bem.

Ademais, existem formatos distintos de cursos onde o aluno pode optar por fazê-los de forma presencial ou no formato EAD.

Para entender as diferenças entre cursos Lato Sensu e Strictu Sensu, disponibilizamos mais informações aqui.

Já encontrou seu curso de pós-graduação? Faça na UFN.