Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas: qual devo escolher?
  1. Blog
  2. Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas: qual devo escolher?

A escolha do curso que vai se tornar sua futura profissão não é tão fácil como parece. Mas existem fatores que podem auxiliar quem está nesse momento. Um exemplo disso é entender cada um dos cursos e futuras carreiras, conhecendo um pouco mais sobre suas opções. Essa é a alternativa para quem está em dúvida entre Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, que tem alguns pontos em comum:

• Nas duas profissões, o graduado trabalhará com números, embora os dois cursos estejam inseridos na área das Ciências Humanas.
• O trabalho desses profissionais auxilia na gestão de organizações.
• Há vagas de emprego nos setores público, privado e também a possibilidade de empreender, prestando consultorias.

Se você gosta de trabalhar com finanças e números e está na dúvida entre esses dois cursos, não se desespere. Vamos te ajudar a entender um pouco sobre cada uma das graduações e suas respectivas carreiras profissionais.

Ciências Contábeis

O Contador, que é graduado em Ciências Contábeis, atua de forma mais direta em organizações, fazendo o controle do fluxo financeiro, econômico e patrimonial de empresas públicas e privadas. Ou seja, ele coleta e organiza dados sobre a maneira como os bens e o dinheiro da empresa estão sendo utilizados, gerando relatórios. Tudo isso é usado na hora de tomar decisões importantes para a empresa.

A atualização deve ser constante, pois todo trabalho do contador depende da legislação em vigor já que esse profissional é o responsável pelas operações financeiras, análises, registros, taxas, tributos etc.

Ciências Econômicas

A Economia, como é popularmente conhecida, é uma área muito mais ampla. O formado em Ciências Econômicas trabalhará no gerenciamento de questões econômicas e financeiras de uma empresa, traçando estratégias para um melhor posicionamento corporativo nos cenários local e global. Para isso, ele vai estudar a produção e distribuição de bens na sociedade, analisando o ambiente externo e os fatores que podem impactar na empresa, tais como a alta de juros, mudanças cambiais etc.

É uma profissão versátil, pois o Economista será capaz de elaborar soluções para problemas econômicos, financeiros e administrativos de empresas públicas ou privadas. Ele estuda variados aspectos, como os sociais, políticos e até religiosos, para entender como são feitas as interações econômicas na sociedade.

Decisão tomada?!

Conhecendo um resumo da atuação destes profissionais, fica um pouco mais fácil de escolher a Graduação que será, futuramente, a sua profissão. Então, se você busca um curso e profissão mais dinâmica e prática, com várias opções de trabalho, vá fundo na Ciências Contábeis! Mas se você prefere algo mais teórico, amplo e gosta de ler, estudar e pesquisar para estar sempre antenado sobre tudo o que acontece no mercado econômico, pode optar por Ciências Econômicas sem medo!

Decisão tomada, agora é hora de fazer a inscrição! A Universidade Franciscana possui os dois cursos de Graduação e está de portas abertas esperando por você!

Se você quiser conhecer ainda mais, pode baixar gratuitamente o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Ciências Contábeis ou a primeira aula do curso de Ciências Econômicas para fazer com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.