As possibilidades de atuação do historiador
  1. Blog
  2. As possibilidades de atuação do historiador

Ao optar pelo curso de História, é comum ouvir de familiares e amigos algumas críticas ou conselhos receosos a respeito do seu futuro profissional. Isso porque, infelizmente, no Brasil a profissão de professor ainda é pouco valorizada e, a profissão de historiador (como pesquisador), ainda pouco conhecida. Mas, se é essa a área que você gosta e quer atuar, não desista!

Para ajudar na sua escolha, explicamos um pouco mais sobre o curso de História e sobre as possibilidades profissionais. Quer conhecer?

A graduação em História

A disciplina de História está presente em toda nossa vida escolar, desde as sérias iniciais até o Ensino Médio e o Vestibular. Mas, na prática, o curso de graduação em História é bem diferente do que vivenciamos na escola.

Um dos primeiros aprendizados que você terá é que não existe uma verdade absoluta na História. Isso porque ela é sempre contada ou retratada a partir do ponto de vista de alguma pessoa.

Outro ponto interessante é que a graduação em História não vai cobrar a memorização de datas e acontecimentos históricos. Ao contrário disso, seu objetivo é incentivar os alunos a pensar de forma crítica a respeito da História construída e contada.

Ou seja, fazer um resgate e uma interpretação dos acontecimentos históricos, compreender o mundo como era antigamente e como esse passado reflete em nosso presente e em nosso futuro.

E depois de formado?

Essa é uma das maiores dúvidas para quem está interessado em cursar História. Será que cabe ao formado somente dar aula em escolas?

Uma coisa é certa: independente da área de atuação, a rotina de um historiador estará sempre cheia de leitura, estudo e muita pesquisa – em documentos, gravações, filmes, jornais, fotografias e objetos. Sua função é selecionar, classificar e relacionar as informações, verificando sua importância e seu significado para a compreensão de acontecimentos históricos. Essas pesquisas podem ser feitas em bibliotecas, arquivos, por meio de entrevistas, estudos arqueológicos, dentre outras formas.

Uma das áreas com maior número de vagas de trabalho certamente é a docência. Além de aulas de História em escolas públicas, privadas e cursos pré-vestibular, o profissional formado também está habilitado a atuar como professor de disciplinas como filosofia e sociologia.

Contudo, as possibilidades não param por aí. Confira outros segmentos que o graduado em História pode atuar:

Carreira Acadêmica, seguindo seus estudos com cursos de Mestrado e Doutorado para, posteriormente, tornar-se professor e pesquisador no Ensino Superior. Aqui, o profissional pode optar por se especializar em outras áreas de interesse relacionadas à História, como Geografia, Arqueologia, dentre outras;

- Turismo, auxiliando guias e profissionais da área a estruturar roteiros para destinos históricos e culturais;

- Arquivos públicos e Bibliotecas, atuando na pesquisa, catalogação e conservação de documentos e objetos;

- Museus, além de catalogar os objetos, a função principal do historiador é proporcionar aos visitantes uma reflexão acerca do contexto histórico que os envolvem. Ele pode fazer isso prestando serviços de monitoria da disposição dos objetos, recebendo e guiando os visitantes com uma explicação detalhada das peças em exposição e utilizando espaços disponíveis para a realização de palestras e oficinas, por exemplo.

- Filmes, programas de televisão e minisséries, assessorando a equipe na construção de roteiros, cenários e figurinos que retratem a História (novelas de época, por exemplo);

- Memória, prestando serviços a pessoas físicas e jurídicas (organizações, empresas) que buscam fazer um resgate da sua história. Uma empresa que quer lançar um livro comemorativo aos seus 100 anos, por exemplo, pode contratar um historiador para realizar a pesquisa e organização dos documentos e registros. Ou, em outra possibilidade, uma família que quer conhecer mais sobre a história de suas gerações passadas.

- Editoras, colaborando na produção de livros e materiais didáticos de História.

Percebeu como a área de atuação pode ser ampla?

O curso e o perfil do aluno de História

A graduação em História normalmente tem duração de 8 semestres, podendo ser de Licenciatura ou Bacharelado. É um curso interdisciplinar, voltado para quem quer discutir aspectos de economia, sociedade, cultura, cotidiano, dentre outros.

Será necessário ao aluno desenvolver um espírito crítico, questionador e uma capacidade de interpretação e reflexão. Normalmente a graduação atrai pessoas curiosas e com sede de conhecimento. O estudante também precisa gostar de leitura e pesquisa e, para isso, ser paciente, pois certas pesquisas podem levar muito tempo.

Na Universidade Franciscana, o curso de História é de Licenciatura, voltado à formação de professores nos níveis fundamental, médio e superior. Mas, não fica restrito a isso, abordando também técnicas e metodologias de pesquisa e preservação do patrimônio histórico-cultural. Por isso, possibilita ao aluno formado um aumento das perspectivas profissionais de atuação.

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso de História aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.