7 atributos que quem vai cursar Odontologia precisa saber
  1. Blog
  2. 7 atributos que quem vai cursar Odontologia precisa saber

Quase todo mundo sabe o que um dentista faz. Afinal, todos nós, em algum, ou em vários momentos da vida, iremos passar por um consultório odontológico. Mas, quem está querendo tornar essa a sua profissão, precisa conhecer pontos importantes até sua confirmação de matrícula no Curso de Odontologia da Universidade Franciscana.

Alguns desses pontos são o perfil do estudante e as características que serão despertadas e exigidas durante o curso de graduação, tais como: paciência, habilidade manual, senso estético, empatia, sensibilidade, organização e disposição.

Veja a seguir outros atributos que quem vai cursar Odontologia precisa saber:

Não se trata apenas de dentes

Especialmente no início do curso, o estudante terá como base da sua formação estudos acerca do funcionamento de todo o corpo humano.

Estarão presentes disciplinas como genética (estuda a transmissão das características hereditárias), histologia (estudo dos tecidos do corpo humano), anatomia e fisiologia (estruturas, sistemas e processos do corpo), epidemiologia (estudo dos fenômenos de saúde/doença), dentre outras.

Mão na massa

Após essas disciplinas mais teóricas, o estudante terá muitas e muitas horas de disciplinas práticas. Afinal, ele precisa aprender a manusear materiais em um laboratório e aprender técnicas odontológicas em contato com pacientes reais. Somente com exercícios práticos é que o futuro dentista desenvolverá confiança no seu trabalho.

Uma extensa lista de materiais será necessária

Quem está começando a graduação poderá ficar surpreso com a lista de materiais odontológicos requerida. Contudo, eles são extremamente necessários para ajudar o estudante na evolução e no aprimoramento da sua prática. Além disso, o investimento é recompensado no futuro, pois alguns equipamentos acompanham o dentista por vários anos.

Habilidade para lidar com pessoas

É preciso que o futuro dentista desenvolva paciência e habilidade para lidar com as diferenças e problemas de cada paciente. Ele vai atender desde crianças à idosos, pessoas com necessidades especiais e com as mais diferentes dores e desconfortos. Por isso, preocupar-se com a autoestima e com a saúde do paciente é essencial para se dar bem na formação.

Trabalho de rotina

Não gosta de rotina? Os dentistas trabalham, na maioria das vezes, dentro de um consultório, desempenhando as mesmas tarefas e atendendo paciente atrás de paciente.

Não espere ganhos financeiros exorbitantes

Odontologia é um curso que demanda grandes investimentos de tempo e dinheiro – inclusive após formado. Isso porque a graduação tem um custo alto, assim como a montagem de um consultório odontológico depois da conquista do diploma. Além disso, você vai precisar trabalhar muito e, de preferência, seguir seus estudos para se especializar em alguma área.

Diversas áreas de atuação

Falando em especialização, após formado, o dentista se depara com diversas opções de cursos de pós-graduação para se aperfeiçoar em determinada área de interesse. Citamos aqui algumas delas são: ortodontia, especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares por meio do uso de aparelhos dentários; estomatologia, visa o diagnóstico e tratamento de doenças da boca; implantodontia, especialidade que visa reconstruir ou repor dentes ausentes através de implante; odontologia legal, realização de exames e perícia judicial e elaboração de laudos técnicos; periodontia, visa o cuidado das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes; dentre várias outras.

E então, se identificou com a profissão? Conheça o curso de Odontologia na UFN, sua matriz curricular, professores e áreas de atuação.

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Odontologia aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.