6 dúvidas de quem quer cursar Arquitetura e Urbanismo
  1. Blog
  2. 6 dúvidas de quem quer cursar Arquitetura e Urbanismo

Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia? Preciso saber desenhar? As disciplinas do curso são mais teóricas ou práticas? Tem muito cálculo?

Essas são algumas dúvidas muito comuns para os vestibulandos que estão considerando ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Hoje queremos esclarecer algumas delas para te auxiliar ainda mais nessa decisão!

Preciso saber desenhar?

O desenho à mão é mais praticado no início do curso, nas disciplinas introdutórias. Ao longo da formação, o estudante começa a desenvolver seus projetos em softwares específicos e passa a utilizar o desenho à mão mais como um apoio para rascunhar as ideias. Se o estudante já tiver noções de desenho quando ingressar no curso, melhor! Mas se esse não é o seu caso, fique tranquilo: você terá aulas de desenho técnico justamente para desenvolver essa habilidade.

O curso de Arquitetura tem cálculo?

Sim! No início do curso, você irá aprender conceitos de cálculo, de matemática e inclusive de física, já que esses conhecimentos serão importantes para trabalhos como medição e levantamentos técnicos em obras. Apesar disso, o curso de Arquitetura também tem muitas disciplinas teóricas sobre a história da arte e da arquitetura, planejamento urbano, patrimônio cultural, além das matérias mais técnicas da arquitetura.

Quais as características que um estudante de Arquitetura deve ter?

As disciplinas do curso de Arquitetura propõem muitos trabalhos e aulas práticas. Por isso, você precisa de organização, dedicação e força de vontade para dar conta de todas as atividades. Além disso, paciência e bom relacionamento interpessoal para lidar com as pessoas – tanto para os trabalhos em grupo quanto para o atendimento à clientes quando as atividades práticas e de estágio começarem a surgir. Você também precisa estar preparado, em especial nos primeiros semestres de curso, para investir em materiais de trabalho, como lápis de desenho, esquadros, compassos, dentre outros.

Qual a diferença entre a Arquitetura e o Urbanismo?

A área de Urbanismo trata de questões urbanas e do espaço público. O profissional que trabalha com Urbanismo irá planejar o crescimento das cidades e dos bairros, propondo o uso racional dos espaços. Isso inclui até mesmo a legislação urbana. Na Arquitetura, cabe ao profissional projetar e acompanhar a construção de casas, prédios, edifícios, sejam espaços internos ou externos, levando em conta questões de estética, iluminação e funcionalidade. No curso de Arquitetura e Urbanismo você irá aprender sobre estes dois aspectos da profissão!

Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia?

O curso de Engenharia proporciona uma formação mais sólida na área de exatas. Por isso, o Engenheiro atua nas questões mais técnicas e estruturais das edificações, buscando a segurança em primeiro lugar. Já o profissional de Arquitetura terá uma formação mais social e humana, preocupando-se em planejar a organização dos espaços com harmonia e funcionalidade, sem deixar de lado o aspecto visual dos projetos. Os profissionais de Arquitetura e Engenharia estão integrados e sempre trabalhando juntos, especialmente na área da construção civil.

Arquitetura ou Design de Interiores: qual curso combina mais comigo?

O Design de Interiores é uma das diversas áreas em que o Arquiteto poderá atuar. Quem já tem certeza de que quer trabalhar apenas com a composição de ambientes e quer estudar especificamente essa área, pode optar por um curso Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores. Porém, diferente do Arquiteto, o designer de interiores fica restrito a realizar esse trabalho. Já o profissional de Arquitetura poderá atuar em qualquer tipo de obra e responder por projetos mais complexos, que incluam até mesmo mudanças estruturais nas edificações.

Depois de tudo isso, uma coisa é certa: a realidade profissional do arquiteto e urbanista é bem mais ampla do que podemos ver no seriado “Irmãos à Obra” ou no jogo “The Sims”. Inclui muitas possibilidades além do design de interiores, muita “mão na massa” e muito amor pela profissão. Quer conhecer mais sobre o curso de Arquitetura da UFN? É só clicar aqui.