6 Áreas em que o Formado em Jornalismo pode se Destacar Profissionalmente
  1. Blog
  2. 6 Áreas em que o Formado em Jornalismo pode se Destacar Profissionalmente

No dia a dia, muitas coisas acontecem paralelamente ao nosso redor, e de certa forma elas acabam interferindo nas escolhas, opiniões e na maneira como as pessoas enxergam cada situação.

O Jornalista é o profissional que está sempre atento aos acontecimentos e organiza materiais exclusivos para que a população possa entender melhor os assuntos que permeiam a cidade, o estado, o país e o mundo como um todo.

Mas você sabe quais são as principais áreas de atuação do Jornalista? Separamos 6 áreas em que o formado em Jornalismo pode atuar, dentro dessa profissão que é repleta de possibilidades:

1. Reportagem:

Sempre em busca de fatos e eventos noticiáveis, o profissional que atua nessa área procura fontes e personagens para apurar a veracidade dos fatos, entrevistando pessoas, ouvindo diferentes pontos de vista e reunindo todas as informações necessárias para criar matérias. A atuação é em jornais e revistas impressas e online, rádio, televisão e, até mesmo na literatura, desenvolvendo livro-reportagem.

3. Jornalismo Digital:

Nesta área de atuação o jornalista é responsável por criar um planejamento estratégico, produzir conteúdo com temas relevantes para sites de notícias ou corporativos, além de, em alguns casos, atuar junto as redes sociais, fazendo publicações, respondendo comentários e dúvidas que chegam de clientes por esses canais.

5. Social Media:

Para muitos, a rede social passou a ser um meio onde as pessoas se informam e, medir os dados se tornou uma tarefa primordial. O jornalista que trabalha nessa área passará – além de publicar, comentar, curtir, compartilhar e tirar dúvidas dos que entram em contato pela rede – a analisar de onde vem a audiência, quais as matérias mais lidas, a taxa de rejeição, o engajamento das publicações, etc. O profissional precisa entender de tecnologia e recursos oferecidos pelos players, para criar estratégias e campanhas para ampliar o número de curtidas e visualizações nos perfis.

2. Assessoria de Imprensa:

Atua como mediador entre imprensa e cliente – empresa, ONG, personalidade –, sendo seu porta-voz na representação de interesses frente ao público. O profissional também trabalha na elaboração de estratégias para “cuidar” da imagem do cliente, assessorando-o e produzindo releases, e o que for necessário, para projetar o mesmo na mídia.

4. Checador:

Uma área está em crescimento no âmbito do jornalismo, devido a proliferação de notícias falsas – as Fake News. Esse profissional checa a veracidade de declarações e números, ditos muitas vezes no calor de entrevistas, ou ainda, nas redes sociais.

6. Fotojornalismo:

Um profissional apaixonado por fotografia. Nessa área, o jornalista conta os fatos por meio dos seus registros fotográficos. Essas imagens vão ilustrar todo tipo de material jornalístico, seja impresso, digital e/ou outros meios de comunicação.

E aí, se identificou com alguma das áreas citadas acima? Se inscreva para o curso de Jornalismo da Universidade Franciscana e garanta condições imperdíveis.