5 dicas que vão te ajudar a focar nos estudos
  1. Blog
  2. 5 dicas que vão te ajudar a focar nos estudos

Sabemos que a jornada de estudos para ser aprovado no Vestibular não é nada fácil. E talvez dar o primeiro passo seja um dos maiores desafios.

Desafios exigem foco, muita disciplina e, principalmente, que seus objetivos se convertam em ações. Por isso, preparamos 5 dicas para te ajudar a iniciar e seguir firme na preparação para o Vestibular:

Defina seu objetivo e escreva num papel

Pode parecer algo muito simples, mas o fato de visualizar diariamente o seu sonho ou objetivo pode dar um up na sua motivação. Afinal, sempre que acordar e se perguntar: “Para que estou estudando?”, você terá facilmente a resposta.

Cuide também do seu corpo

Atividades físicas são grandes auxiliares para dar energia adicional aos estudos. Pesquisas feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA)

demonstraram que fazer exercícios intercalados aos estudos (seja uma caminhada, corrida, academia ou outro) ajuda o cérebro a fixar os conteúdos. Isso porque a prática de exercícios ajuda a desenvolver as células cerebrais. Além de tudo isso, o exercício também proporciona o relaxamento no intervalo dos estudos.

Saiba o que fazer

A organização é fundamental: saber o que fazer e quando fazer. A sugestão é que você monte um cronograma com seus compromissos - além do estudo, isso inclui também tempo para dormir o suficiente, se alimentar e se divertir. Afinal, a pausa entre os estudos também é necessária. A partir deste cronograma e do tempo que você tem para estudar, poderá elaborar um plano de estudos com conteúdos e matérias diárias.

Organize seu local de estudos

Ter um local de estudos onde você se sinta bem, confortável e tranquilo faz toda a diferença. Mesas e cadeiras ajustadas ajudam muito. Outra dica é: evite estudar no seu quarto e muito menos na cama para não relacionar sono e estudo – isso pode torná-lo menos produtivo. Mantenha seus materiais como livros, apostilas, cadernos, canetas, lápis, sempre por perto e, se possível, deixe longe as tentações como celular, televisão e videogame.

Comece

Tudo pronto? Então, não deixe para depois! A procrastinação pode virar um hábito. Uma dica é encarar os estudos como sua profissão. Afinal, você deseja ingressar na universidade para se tornar um bom profissional, certo? Então, desde agora, habitue-se a cumprir horários, se organizar, fazer cronogramas de trabalho e levá-los a sério.

Para ter uma ideia do que estudar, veja aqui os conteúdos que foram exigidos no último Vestibular da UFN. Bons estudos!