Programação de Sistemas Inteligentes: Sistemas Multiagentes

Objetivos: Proporcionar compreensão e a aplicação de uma das principais metodologias de inteligência artificial - Sistemas Multiagentes - por meio de práticas atuais de modelagem e implementação na subárea da Inteligência Artificial Distribuída para resolução de problemas de forma cooperativa e automatizada, via princípios de autonomia, proatividade, adaptação e comunicação de elementos de software ou hardware.

Clientela: Alunos, professores e/ou profissionais da instituição ou da comunidade em geral com interesse em modelagem e implementação de sistemas de comportamento inteligente e coletivo, para resolução distribuída de problemas.

Inscrições: até 30 de outubro de 2019.

Período e local do curso: nos dias 16, 23 e 30 de outubro de novembro das 18h25 às 22h05 no Laboratório de Informática do Conjunto I.

Investimento do curso: R$91,27 O valor será emitido mediante boleto bancário no ato da inscrição, gerado no processo de confirmação dos dados da matrícula, pagável em qualquer agência bancária ou lotérica, até a data do vencimento).

Atenção: A data de vencimento do boleto será considerada válida até dois dias após a realização da sua inscrição. Caso não seja efetuado o pagamento, será necessário fazer uma nova inscrição.

Ministrante: Alexandre de Oliveira Zamberlan

Vagas: 20

Carga horária total: 10 horas

Programa:

Dia 1 - 16/10
Agentes e Sistemas Multiagentes: características, arquiteturas, paradigmas.
Modelagem de Sistemas Multiagentes via Prometheus

Dia 2 - 23/10
Ferramentas de Modelagem e Implementação de Sistemas Multiagentes
Linguagem AgentSpeak(L)
Interpretador JASON
Programando um Sistema Multiagente

Dia 3 - 30/10
Modelagem e Implementação de Estudo de Caso via JASON.
Debug JASON

Contato:
telefone: 55-32201204
E-mail: extensao@ufn.edu.br