Revistas
  1. Pesquisa
  2. Revistas

Disciplinarum Scientia

Publicação on-line da Universidade Franciscana, Disciplinarum Scientia significa iniciação científica e foi criada em 2000, por iniciativa do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, com o objetivo de se constituir em veículo de publicação dos resultados de trabalhos de iniciação científica dos discentes. Atualmente, são aceitos trabalhos de acadêmicos de graduação (com aval de um pesquisador) e de pós-graduação, bem como de pesquisadores, em quatro Séries (Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Tecnológicas; Ciências Sociais e Aplicadas).

Para cada série, há um editor, e todo o processo de submissão e tramitação de trabalhos ocorre exclusivamente via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). O acesso do público a seu conteúdo é livre, imediato e gratuito, seguindo o princípio de disponibilizar democraticamente o conhecimento científico.






Thaumazein


Publicação on-line semestral do curso de Filosofia da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 1982-2103, na versão on-line desde sua primeira edição.

A origem da revista Thaumazein está diretamente associada ao Grupo de Pesquisa Dimensões do Agir Humano, do Curso de Filosofia do Centro Universitário Franciscano. Em 2007, esse grupo era integrado por profissionais de Filosofia, Direito, Pedagogia, Teologia e Ciência Política. Naquele ano, em setembro, a revista publicou seu primeiro número, com artigos sobre Filosofia e Educação. Na época, o escopo de publicação de artigos era as Humanidades, com foco em Filosofia.

Após 14 números publicados semestralmente, a revista alterou seu escopo especialmente para a Filosofia, com foco em três áreas: 1) Ética e Agir Humano; 2) Educação e Ensino de Filosofia; 3) Pensamento Franciscano.

O termo thaumazein (do grego) significa a admiração, a perplexidade e o assombro que o mundo causa. É o impulso inicial ao filosofar. Apresenta-se como um convite para saborear o conhecimento ao qual todos podem acessar.

Vydia


Publicação on-line semestral da Universidade Franciscana, inscrita no ISSN sob número 0104-270X, na versão impressa, até o v. 31, n. 1 de 2011 e, a partir do v. 32, n. 1 de 2012, sob número 2176-4603, na versão on-line. A revista Vidya tem seu nome inspirado no sânscrito, cujos significados – conhecimento, sabedoria, educação – refletem a orientação humanística da instituição a que está vinculada.

O periódico destina-se à divulgação da produção científica de professores e pesquisadores da Universidade Franciscana, bem como de outras Instituições de Ensino Superior. Lançada em novembro de 1976, por iniciativa da direção e dos professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), a revista, até 1985, esteve voltada à publicação de artigos de todas as áreas da faculdade em cada exemplar e, a partir de 1994, passou a ser organizada por temáticas definidas a cada edição. A contar do primeiro semestre de 2007, a proposta editorial da Vidya voltou-se especificamente para a área da educação, em suas múltiplas dimensões.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de vetar a publicação de textos que não estejam de acordo com os objetivos da revista. Os artigos são avaliados, sem identificação de autoria, por membros do Conselho Consultivo. As afirmações e os conceitos contidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

Em maio de 2014, o Conselho Editorial e a Comissão Editorial se fundiram e deram origem ao Conselho Editorial, que, a partir desse ano, definiu que a revista fosse relacionada ao Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e em Matemática e Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática.
Além disso, foi definido que seria editada pelo sistema SEER. Dessa forma, é recomendado que os trabalhos submetidos sejam relacionados às áreas de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática, bem como formação de professores. Os trabalhos a serem submetidos à Vidya devem ser oriundos de pesquisadores doutores, mestres ou alunos de pós-graduação com doutores envolvidos e que sejam relacionados às áreas citadas.

A revista está em dia com as publicações anuais.