Ouvidoria

O que é a ouvidoria institucional.
A ouvidoria Institucional é um canal de comunicação entre você e a Universidade Franciscana. Tem a função de receber, examinar e encaminhar aos setores competentes as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe são enviadas. Visa maior transparência, melhoria e fortalecimento das relações, sempre garantindo a análise e a resposta às questões recebidas. A ouvidoria atua na mediação da Instituição e seus públicos, preservando o sigilo e a imparcialidade que a atividade requer.

Missão da ouvidoria
Ouvir as manifestações da comunidade interna e do público externo, registrar, encaminhar e acompanhar as demandas, além de mediar conflitos e aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da Instituição.

Quem pode utilizar os serviços da ouvidoria?
Todo o integrante da comunidade interna e do público externo à Universidade Franciscana pode registrar sua manifestação na ouvidoria. Entretanto, para que o serviço possa manter sua legitimidade, é necessário que o usuário se identifique, ou seja, registre seu nome completo, CPF, vínculo com a Instituição ou se é da comunidade externa, telefone de contato. Não são recepcionadas manifestações anônimas, mas é garantido o sigilo do manifestante, caso solicitado.

Quais os tramites das manifestações?
- registro da manifestação- análise da manifestação, pelo Ouvidor- retorno imediato, quando possível, pelo próprio Ouvidor;- envio da manifestação ao setor responsável;- resposta do setor;- análise da resposta do setor pelo ouvidor;- envio da resposta de forma online ao manifestante, se necessário, atendimento pessoal mediante agendamento.

Quais os prazos para a resposta?
A notificação de recebimento é imediata. Através de e-mail você receberá a notificação do recebimento da manifestação, com número do protocolo e a informação de que a solução será dada no prazo de até 15 dias úteis. Em casos mais complexos os prazos poderão ser maiores.

Encaminhamentos:
Suas questões serão encaminhadas e receberão resposta. No entanto, a certeza do retorno não significa que todas as questões serão, necessariamente, solucionadas ou que as sugestões serão obrigatoriamente aproveitadas. Mas a ouvidoria procurará sempre o melhor encaminhamento para as demandas recebidas.