- Ensino
- Mestrado
- Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
- Informações Acadêmicas
Obrigatórias
Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; Formação de Professores de Ciências e Matemática; Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; Tendências e inovações no Ensino de Ciências e Matemática
Conceito de biodiversidade; Ensino da biodiversidade; Diversidade dos seres vivos e não vivos; Biodiversidade: recursos para o ensino e aprendizagem
O currículo da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Matemática: conceitos referentes à unidade temática Geometria; Ciências: conceitos referentes à unidade temática Vida e Evolução; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Álgebra; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Terra e Universo; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática estatística; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática padrões numéricos; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Matéria e Energia; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Grandezas e medidas; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Energia e suas medições; Interações e força; Movimentos periódicos; Propriedades dos gases
Teoria da Relatividade; Mecânica Quântica; Nanociências; Física de Partículas
Conjunto dos números naturais; Conjunto dos números inteiros; Divisibilidade; Conjunto dos números racionais
Introdução à Físico-química; Termoquímica e Cinética química; Eletroquímica e Radioatividade; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
O ensino de geometria – tendências atuais; Geometria Dinâmica para o ensino de Geometria; Geometria de Transformações; O universo da Geometria Plana e da Espacial na formação de professores de Matemática
Introdução a Química Orgânica; Funções orgânicas; Reações orgânicas; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
Célula; Gene; Dogma central da Biologia Molecular; Epigenética
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 408h |
---|---|
Optativas | 51h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 459h |
Mestrado Profissional
Obrigatórias
Planejamento pedagógico e curricular; Gestão da aula e estratégias de ensino; Avaliação da aprendizagem; Reflexões sobre a docência
Dissertação e produto educacional: conceito e estrutura; Tema e problema de pesquisa; Objetivos; Referencial teórico
Referencial teórico – continuação; Procedimentos metodológicos; Cronograma e Referências; Qualificação do projeto de dissertação e do produto educacional
A pesquisa no mestrado profissional; Aspectos metodológicos da pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemática; Mestrado profissional e a produção técnica/tecnológica; Produto Educacional na área do ensino
Princípios da Ciências e Matemática; Habilidades e competências para o ensino; Metodologia com ênfase no Ensino de Ciências; Metodologia com ênfase no Ensino de Matemática
Práticas interdisciplinares no ensino.; Habilidades dos componentes curriculares Ciências e Matemática, na Educação Básica.; Elaboração de uma proposta interdisciplinar.; Aplicação da proposta interdisciplinar.
Cultura Digital; Educar na era Digital: desafios e possibilidades; Produtos Educacionais Digitais; Tendências da Educação com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Ensinar a aprender em Ciências e Matemática; A Teoria Psicogenética de Piaget; A Teoria Sociocultural de Vygotsky; A Teoria Simbólico Cultural de Gardner
Evolução do pensamento pedagógico e suas decorrências para a sistematização do ensino; Tendências críticas da educação brasileira; Estruturação do trabalho pedagógico e suas dimensões político-filosófica, epistemológica, psicopedagógica e didática; Implicações para o Ensino de Ciências e Matemática
Conceito de biodiversidade; Ensino da biodiversidade; Diversidade dos seres vivos e não vivos; Biodiversidade: recursos para o ensino e aprendizagem
O currículo da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; Matemática: conceitos referentes à unidade temática Geometria; Ciências: conceitos referentes à unidade temática Vida e Evolução; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Álgebra; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Terra e Universo; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática estatística; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática padrões numéricos; Ciências: conteúdos e habilidades em referente à unidade temática Matéria e Energia; Matemática: Conteúdos e habilidades referentes à unidade temática Grandezas e medidas; Organização do trabalho pedagógico em perspectiva interdisciplinar
Energia e suas medições; Interações e força; Movimentos periódicos; Propriedades dos gases
Teoria da Relatividade; Mecânica Quântica; Nanociências; Física de Partículas
Conjunto dos números naturais; Conjunto dos números inteiros; Divisibilidade; Conjunto dos números racionais
O conceito de vida; O conceito de espécie; O conceito de reprodução; O conceito de energia
Mecânica Newtoniana; Termodinâmica; Eletromagnetismo
Introdução à Físico-química; Termoquímica e Cinética química; Eletroquímica e Radioatividade; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
O ensino de geometria – tendências atuais; Geometria Dinâmica para o ensino de Geometria; Geometria de Transformações; O universo da Geometria Plana e da Espacial na formação de professores de Matemática
Função afim; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções trigonométricas
História da Química; Química Geral; Química Ambiental; Elaboração de propostas de ensino - Ensino fundamental e médio
Introdução a Química Orgânica; Funções orgânicas; Reações orgânicas; Elaboração de propostas de ensino - Ensino Fundamental e Médio
Célula; Gene; Dogma central da Biologia Molecular; Epigenética
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|---|---|---|---|
P00B5 | Educação Ambiental: Princípios e Abordagens de Ensino | 51h | 3 | |
P00C7 | Estatística para Educação Básica | A Estatística desde os anos iniciais do ensino básico; Coleta de dados; Tratamento de dados; Medidas estatísticas | 51h | 3 |
P00D5 | Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral | Limite e continuidade de uma função real; Taxa de variação e derivada de uma função real; Integral de uma função real; Aplicações da derivada e da integral | 51h | 3 |
P00D9 | Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear | Vetores no plano e no espaço: o mundo real e o mundo percebido; os espaços vetoriais, dependência linear e geradores; Sistemas lineares e soluções geométricas e o estudo de métricas; Lugares geométricos no espaço e análise interpretativa de superfícies utilizando software; Estudo das cônicas e análise interpretativa de superfícies utilizando o Geogebra 3D | 51h | 3 |
P00E1 | Fundamentos de Matemática Combinatória | Conjuntos e o princípio da indução; Princípios aditivo e multiplicativo; Funções geradoras e relações de recorrência; Noções sobre grafos | 51h | 3 |
P00E6 | História da Ciência | História das ciências e ensino; Ciência e Ensino através dos tempos; Tópicos atuais da História e Ensino de Ciências | 51h | 3 |
P00F5 | Processos Formativos e Docência na Educação Básica e Superior | Processos formativos e aprendizagem docente; Docência e desenvolvimento profissional; Entendimento da docência, articulada aos conhecimentos específicos da área de Ciências e Matemática; Estudo de casos a partir de contextos práticos observados | 51h | 3 |
P00G2 | Teoria e Aprendizagem em Nanociências | Introdução e conceitos relacionados com nanociências; Propriedades dos nanomateriais; Tipos de nanomateriais; Aplicações e implicações da nanociências | 51h | 3 |
P00G8 | Tópicos especiais no Ensino de Ciências e Matemática | Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática; Formação de Professores de Ciências e Matemática; Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática; Tendências e inovações no Ensino de Ciências e Matemática | 17h | 1 |
Obrigatórias | 408h |
---|---|
Optativas | 51h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 459h |
Doutorado
Obrigatórias
Conjuntos e o princípio da indução; Princípios aditivo e multiplicativo; Funções geradoras e relações de recorrência; Noções sobre grafos
Introdução e conceitos relacionados com nanociências; Propriedades dos nanomateriais; Tipos de nanomateriais; Aplicações e implicações da nanociências
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 408h |
---|---|
Optativas | 153h |
ACC | 0h |
Estágio | 0h |
Total | 561h |
As aulas acontecem semanalmente:
Mestrado Acadêmico e Doutorado
- às quintas-feiras, turnos da manhã e da tarde;
- às sextas-feiras, turnos da manhã e da tarde.
Mestrado Profissional
- às sextas-feiras, turnos manhã e tarde
O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:
Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.
Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.
Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.
Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.
O Mestrado Profissional tem por objetivos:
Geral
Qualificar profissionais para o ensino e para a pesquisa de Ciências (Biologia, Física, Química), de Matemática, ou de áreas afins, da Educação Básica e/ou Superior, com vistas ao aprimoramento de sua atuação no contexto escolar.
Específicos
Oportunizar aos graduados em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia e áreas afins, aprofundamento em conceitos específicos e a construção de produtos educacionais para a qualificação do ensino.
Oferecer suporte teórico-metodológico, visando à apreensão crítica da prática docente exercida no seu lócus profissional.
Contribuir com a formação profissional na área docente, integrando conteúdos curriculares voltados ao ensino de Ciências e de Matemática.
O Doutorado tem por objetivos:
Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.
Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.
Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.
Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.
Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.
Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.