Como ingressar
DisciplinasMestrado Acadêmico

Obrigatórias

1 2 3 4
PCM001 - Metodologia da Pesquisa Carga horária: 68h

Principais aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no processo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Especificidades dos métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados. Estrutura de um projeto, de uma dissertação e de uma tese. Normas técnicas. Ética em pesquisa.

PCM009 - Teorias da Aprendizagem I Carga horária: 68h

Compreensão sobre o processo de ensinar e aprender. Abordagens teóricas: psicogenética; histórico-social e simbólico-cultural. Principais conceitos orientativos, destas abordagens, para a compreensão da dinâmica da sala de aula. Professores e alunos como sujeitos aprendentes e ensinantes. Relações entre as teorias e sua aplicabilidade prática nos diferentes níveis de ensino, tendo em vista os conteúdos de ciências e matemática.

PCM003 - Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática I Carga horária: 68h

Estudo da área de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática, com breve histórico sobre sua origem, concepções e articulações com outras áreas. Estudo de abordagens metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática: Jogos, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas e Investigações em sala de aula, Análise de Erros, abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

PCM005 - Elaboração e Dissertação I Carga horária: 17h

Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.

PCM004 - Educação Mediada Por Tecnologias Digitais Carga horária: 68h

Processo de ensino e de aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais: caracterização; tendências pedagógicas; recursos didáticos e avaliação; perfil do professor e do aluno virtual e relação professor-aluno; processos de aprendizagem de grupos (trabalho coletivo, colaborativo e cooperativo em comunidade virtual, elaboração colaborativa de materiais, etc.); Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Redes Sociais e Internet, E_Learning; B_Learning; M_Learning. Uso pedagógico das ferramentas de interatividade: correio, fórum, chat, videoconferência, jogos, softwares, etc.

PCM006 - Elaboração e Dissertação II Carga horária: 17h

Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.

PCM007 - Elaboração e Dissertação III Carga horária: 17h

Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos
PCM023 Ciências para A Educação Básica e Superior 68h 4
PCM036 Matemática para A Educação Básica e Superior 68h 4
PCM021 Biologia I: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM027 Física Clássica: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM029 Geometria: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM038 Química I: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM049 Seminário Integrado I 17h 1
PCM055 Fundamentos de Álgebra 51h 3
PCM031 Leituras e Aprofundamento I 17h 1
PCM008 Fundamentos Epistemológicos da Ciência 68h 4
PCM010 Teorias da Aprendizagem II 68h 4
PCM017 Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática II 68h 4
PCM018 Análise Matemática: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM019 Aprendizagem Independente I 68h 4
PCM020 Aprendizagem Independente II 68h 4
PCM022 Biologia II: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM024 Docência Orientada I 17h 1
PCM026 Estatística: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM028 Física Moderna: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM030 História da Ciência 68h 4
PCM032 Leituras e Aprofundamento II 17h 1
PCM035 Matemática Avançada: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM037 Processos Formativos e Docência na Educação Básica e Superior 68h 4
PCM039 Química II: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM040 Teoria e Aprendizagem em Nanociências 68h 4
PCM041 Seminário Temático I 68h 4
PCM043 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências e Matemática 17h 1
PCM044 Teorias e Sistematização do Ensino 51h 3
PCM053 Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear 34h 2
PCM056 Ciências nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias 51h 3
PCM057 Matemática nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias 51h 3
PCM058 Ciências nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades 51h 3
PCM059 Matemática nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades 51h 3
VIN001 Vínculo Acadêmico 17h 1
Obrigatórias 323h
Optativas 153h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 476h

Disciplinas
Mestrado Profissional

Obrigatórias

1 2 3 4
PCM045 - Fundamentos de Matemática Carga horária: 51h

Retomada dos conteúdos de matemática elementar do ensino fundamental e médio a partir da prática desenvolvida pelos professores mestrandos em sala de aula, centrada no estudo de funções reais. Esse tema deverá ser debatido, aprofundado, atualizado e contextualizado historicamente e em relação ao cotidiano, podendo envolver temáticas das funções polinomiais, trigonométricas, inversas, exponenciais e logarítmicas. Será estudada também a continuidade das funções reais.

PCM046 - Fundamentos de Química Carga horária: 51h

Primeiros modelos de constituição da matéria. Propriedades periódicas dos elementos. Reconhecimento e caracterização das transformações químicas. Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas. Contexto histórico no período em que os principais experimentos que deram origem à Química Contemporânea foram realizados. Construção dos conceitos com potencial de inserção no currículo de Química do Ensino Médio. Os temas serão trabalhados levando-se em consideração a contextualização dos mesmos, bem como, o desenvolvimento de habilidades e competências previstos no processo de ensino-aprendizagem.

PCM047 - Fundamentos de Física Carga horária: 51h

Discussão e análise crítica, com bases teórica-experimentais e históricas, a respeito dos fundamentos clássicos da Física, em especial sobre a natureza da Ciência, os conceitos envolvidos nas interações, a matéria e energia, os modelos para a luz, som e átomos – incluindo o conceito dual de partícula-onda.

PCM048 - Fundamentos de Biologia Carga horária: 51h

Consolidação de conceitos relacionados à organização dos seres vivos, biodiversidade e manipulação genética. Transposição didática de conceitos para a educação básica.

PCM060 - Metodologia da Pesquisa e do Produto Carga horária: 34h

Principais aspectos teóricos e metodológicos envolvidos no processo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Estrutura de um projeto e de uma dissertação. Normas técnicas. Ética em pesquisa. Fluxo na produção de materiais educacionais. Tipologia de materiais educacionais.

PCM061 - Teorias de Ensino e Aprendizagem Carga horária: 34h

Compreensão sobre o processo de ensinar e aprender. Abordagens teóricas: psicogenética e histórico-social. Relações entre as teorias e sua aplicabilidade prática nos diferentes níveis de ensino, tendo em vista os processos de aprender e ensinar Ciências e Matemática.

PCM062 - Tecnologias Digitais para A Educação Carga horária: 34h

E_Learning, B_Learning e M_Learning; Cultura digital: habilidades e competências dos professores e alunos; Processos de ensino e de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: caracterização, tendências pedagógicas, recursos didáticos e avaliação; Ferramentas digitais de autoria, de comunicação e de interatividade; Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Redes Sociais; Inteligência coletiva: processos de ensino e de aprendizagem em grupos.

PCM075 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância – I Carga horária: 51h

Letramento científico e matemático suas abordagens na infância. Propostas oficiais para o ensino de Ciências e Matemática. Organização do trabalho pedagógico.

PCM049 - Seminário Integrado I Carga horária: 17h

Aprofundamento de estudos relacionados às disciplinas e às linhas de pesquisa, por meio de seminários, palestras, visitas, com vistas ao desenvolvimento das dissertações e à integração do corpo docente e discente.

PCM050 - Orientação de Dissertação I Carga horária: 17h

Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.

PCM063 - Teorias e Sistematização do Ensino Carga horária: 34h

Evolução do pensamento pedagógico e suas decorrências para a sistematização do ensino. Tendências críticas da educação brasileira. Estruturação do trabalho pedagógico e suas dimensões político-filosófica, epistemológica, psicopedagógica e didática. Implicações para o Ensino de Ciências e Matemática.

PCM064 - Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear Carga horária: 51h

Aprofundamento dos conteúdos geometria analítica e álgebra linear num processo de redescoberta e reconstrução de conceitos geométricos e algébricos tais como vetores no plano e no espaço, transformações geométricas no plano, sistemas lineares, matrizes e secções cônicas. Softwares computacionais para re-elaboração dos conceitos fundamentais de geometria analítica e álgebra linear e formulação de novas propostas de ensino.

PCM065 - Física Conceitual II Carga horária: 51h

Discussão e análise crítica, com bases teórica-experimentais e históricas, a respeito dos fundamentos clássicos da Física, em especial sobre a temperatura e energia, força, deslocamento e transferência de energia, a corrente elétrica e transferência de energia; objetos em movimento e as leis de Newton para o movimento, movimentos periódicos, calor e movimento.

PCM066 - Ensino e Aprendizagem em Físico-química Carga horária: 51h
PCM067 - Tópicos de Biologia Celular e Genética: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h

Caracterização morfológica e funcional da célula eucariótica e procariótica. Caracterização do ciclo celular. Organização do genoma e estrutura básica do Gene. Mecanismos moleculares da replicação do DNA, transcrição e tradução gênica. Características do código genético. Análise de heredogramas e cálculo de probabilidades. Genética, avanços científicos e controvérsias sociais. Transposição didática e critérios de avaliação.

PCM068 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância – II Carga horária: 51h

Conexões de conceitos científicos e matemáticos em espaços formais e não formais. Os números naturais e as operações elementares em conexão com o estudo dos seres vivos.

PCM069 - Fundamentos de Cálculo Diferencial e Integral Carga horária: 51h

Estudos relacionados à Epistemologia da Prática Pedagógica e do Ensino de Matemática para subsidiar teórica e metodologicamente projetos de investigação que envolvem modelos matemáticos aplicados a diversas áreas do conhecimento.

PCM070 - Física Contemporânea Carga horária: 51h
PCM071 - Ensino e Aprendizagem em Química Orgânica Carga horária: 51h
PCM072 - Diversidade Biológica: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 51h
PCM073 - Ensino de Ciências e Matemática na Infância – III Carga horária: 51h
PCM074 - Seminário Integrado II Carga horária: 34h
PCM077 - Orientação de Dissertação II Carga horária: 17h

Orientar e acompanhar a construção do projeto/dissertação do aluno.

PCM052 - Orientação de Dissertação III Carga horária: 17h

Compreende os passos teóricos e metodológicos para a elaboração das dissertações dos discentes.

Optativas

Obrigatórias 391h
Optativas 153h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 544h

Disciplinas
Doutorado

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
PCM008 - Fundamentos Epistemológicos da Ciência Carga horária: 68h

O conceito e o estágio atual do debate epistemológico na ciência. Epistemologias contemporâneas da ciência: Popper, Kuhn, Lakatos, Bachelard, Feyerabend, Souza Santos. Contribuições da epistemologia da ciência para a educação e o ensino de matemática.

PCM002 - Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática Carga horária: 68h

Uso de novas tecnologias de informação no ensino de Ciências e de Matemática com vistas: a modelagem e simulação de sistemas com potencial aplicação para o ensino; a pesquisa e ao desenvolvimento de material didático para os diversos níveis de ensino; aos processos de socialização presenciais e/ou virtuais de conteúdos/produtos em ambientes de aprendizagem coletivo/colaborativo/cooperativo.

PCM010 - Teorias da Aprendizagem II Carga horária: 68h

Visão integrada da cognição humana e suas diversas tendências, compreendendo-as como instrumento de mediação para uma reflexão crítica sobre o processo de ensinar e aprender nas áreas de Ciências e de Matemática em diferentes níveis de ensino. Construção de alicerces teóricos metodológicos para a discussão sobre os processos de conhecer, compreender e aprender, indispensáveis à compreensão da prática educativa. Teoria da atividade e atividade de estudo como base para uma perspectiva desenvolvente do ensino e da aprendizagem.

PCM017 - Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática II Carga horária: 68h

Trajetória da pesquisa em ensino de Ciências e Matemática. Investigações atuais na área da formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática. Produção científica versus formação de professores. Produção científica versus ensino. Aprofundamento de estudos relativos às abordagens escolhidas por doutorandos para suas investigações.

PCM011 - Elaboração de Tese I Carga horária: 17h
PCM012 - Elaboração de Tese II Carga horária: 17h
PCM013 - Elaboração de Tese III Carga horária: 17h
PCM014 - Elaboração de Tese IV Carga horária: 17h
PCM015 - Elaboração de Tese V Carga horária: 17h
PCM016 - Elaboração de Tese VI Carga horária: 17h

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos
PCM018 Análise Matemática: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM022 Biologia II: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM028 Física Moderna: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM039 Química II: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM035 Matemática Avançada: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM040 Teoria e Aprendizagem em Nanociências 68h 4
PCM033 Leituras de Aprofundamento III 17h 1
PCM044 Teorias e Sistematização do Ensino 51h 3
PCM049 Seminário Integrado I 17h 1
PCM053 Fundamentos de Geometria Analítica e Álgebra Linear 34h 2
PCM055 Fundamentos de Álgebra 51h 3
PCM026 Estatística: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM034 Leituras de Aprofundamento IV 17h 1
PCM042 Seminário Temático II 68h 4
PCM001 Metodologia da Pesquisa 68h 4
PCM003 Abordagens Metodológicas para o Ensino de Ciências e Matemática I 68h 4
PCM009 Teorias da Aprendizagem I 68h 4
PCM019 Aprendizagem Independente I 68h 4
PCM020 Aprendizagem Independente II 68h 4
PCM021 Biologia I: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM023 Ciências para A Educação Básica e Superior 68h 4
PCM025 Docência Orientada II 17h 1
PCM027 Física Clássica: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM029 Geometria: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM030 História da Ciência 68h 4
PCM036 Matemática para A Educação Básica e Superior 68h 4
PCM037 Processos Formativos e Docência na Educação Básica e Superior 68h 4
PCM038 Química I: Ensino e Aprendizagem 68h 4
PCM041 Seminário Temático I 68h 4
PCM043 Tópicos Especiais em Ensino de Ciências e Matemática 17h 1
PCM056 Ciências nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias 51h 3
PCM057 Matemática nos Anos Iniciais: Fundamentos e Estratégias 51h 3
PCM058 Ciências nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades 51h 3
PCM059 Matemática nos Anos Iniciais: Conteúdos e Produção de Atividades 51h 3
VIN001 Vínculo Acadêmico 17h 1
Obrigatórias 374h
Optativas 238h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 612h

Horários das aulasMestrado Acadêmico, Profissional e Doutorado

As aulas acontecem, semanal e presencialmente:
- às quintas-feiras, turnos da manhã e da tarde;
- às sextas-feiras, turnos da manhã e da tarde.

Formulários e Modelos

O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:

Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.

Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.

Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.

Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.

O Mestrado Profissional tem por objetivos:

Geral
Capacitar os docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, visando o aprofundamento de estudos e a proposição de alternativas para a qualificação do ensino no contexto social de abrangência do Curso.

Específicos
Oferecer aos licenciados em Biologia, Física, Química e Matemática oportunidade de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão.

Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional.

Oportunizar, através dos componentes curriculares do Curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa apropriados ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática.

O Doutorado tem por objetivos:

Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.

Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.

Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.

Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.

Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.

Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.