Ensino, epistemologias e formação docente

Desenvolve investigações sobre epistemologias do ensino, políticas e gestão educacional sobre a formação inicial, continuada e em serviço de docentes e suas relações com as práticas docentes em espaços formais, não formais e informais de ensino. As análises realizadas nesta linha de pesquisa evidenciam o diálogo multidisciplinar entre as humanidades e linguagens nos processos de ensino e aprendizagem.

Eixos de investigação:
1) Epistemologias e ensino: teoria e vivências
2) Ética, cidadania e direitos humanos
3) Formação de professores e gestão educacional
4) Humanidades e interdisciplinaridade.

Professores vinculados:

Alfredo Santiago Culleton
Diego Carlos Zanella
Eliane Aparecida dos Santos Galvão
Janaína Pereira Pretto Carlesso
Juliane Marshall Morgenstern
Márcio Paulo Cenci
Marcos Alexandre Alves



Ensino e práticas docentes


Contempla investigações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de humanidades e de linguagens. A ênfase das pesquisas está nas práticas sociais por meio de análise, criação, desenvolvimento e utilização de tecnologias, mídias e suas linguagens, estratégias e metodologias dinamizadoras do ensino em ambientes formais, não formais e informais em vista da transformação da prática docentes.

Eixos de Investigação:
1) Linguagens, comunicação e educação midiática
2) Tecnologias e estratégias de ensino
3) Multiletramentos
4) Pedagogias contemporâneas



Professores vinculados:


Fernanda Figueira Marquezan
Graziela Frainer Knoll
Marcio Tascheto da Silva
Noemi Boer
Taís Steffenello Ghisleni
Valeria Iensen Bortoluzzi