Informações Acadêmicas
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens
  4. Informações Acadêmicas
Como ingressar
Mapa Estratégico e Ecossistema do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens
Disciplinas

Obrigatórias

1
PHL001 - Formação e Práticas Docentes Carga horária: 34h
PHL005 - Teoria de Ensino e Aprendizagem Carga horária: 34h
PHL006 - Elaboração de Dissertação I Carga horária: 17h
PHL008 - Elaboração de Dissertação II Carga horária: 17h
PHL025 - Pesquisa em Ensino Carga horária: 34h
PHL026 - Fundamentos Epistemológicos Carga horária: 51h
PHL027 - Linguagem e Comunicação Carga horária: 51h
PHL028 - Neurociência e aprendizagem Carga horária: 34h

Optativas

Código Disciplina Ementa Carga horária Créditos
PHL011 Ética, Humanidades e Democracia 34h 2
PHL013 Educomunicação 34h 2
PHL014 Ensino e Movimentos Socioculturais 34h 2
PHL015 Políticas e Gestão dos Sistemas de Ensino 34h 2
PHL024 Docência Orientada 34h 2
PHL029 Currículo, Educação e Ensino 34h 2
PHL030 Alfabetização e Letramento 34h 2
PHL031 Cidades, Culturas e Territórios Educativos 34h 2
PHL032 Multiletramentos: gêneros e multimodalidade 34h 2
PHL033 Letramento em Língua Adicional 34h 2
PHL034 Tecnologias Digitais no Ensino 34h 2
PHL035 Inclusão, Acessibilidade e Diversidade Humana 34h 2
PHL036 Educação infantil: processos de ensinar e aprender 34h 2
PHL037 Bioética e Diversidade Religiosa 34h 2
PHL038 Seminário temático I 17h 1
PHL039 Seminário temático II 17h 1
Obrigatórias 272h
Optativas 170h
ACC 0h
Estágio 0h
Total 442h

Grade de horários
Horários das aulas

As aulas acontecem semanalmente:
- às quintas-feiras, turnos da tarde e da noite;
- às sextas-feiras, turno da tarde.

Formulários e modelos

Objetivos do curso:

// Qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.

// Qualificar mestres em ensino de humanidades e linguagens para realizar pesquisas científicas dos conteúdos Letras, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, em sintonia com as linhas de pesquisa do curso.

// Contribuir com a construção de uma base teórica-metodológica e epistemológica, a fim de proporcionar fundamentação pedagógica para o ensino de humanidades e de linguagens.

// Desenvolver a capacidade crítica referente à prática escolar exercida pelo docente na atualidade, com vistas à construção de processos e produtos para qualificar e transformar o ensino e a aprendizagem de humanidades e linguagens.

// Investigar abordagens educacionais fundamentadas na metodologia da aprendizagem autônoma, fazendo uso inovador de tecnologias no ensino e aprendizagem de humanidades e linguagens.

// Promover investigações e reflexões sobre as políticas e as gestão educacional para a formação continuada de docentes.

// Fomentar atividades inter e multidisciplinares, promovendo a relação entre teoria e prática para o ensino de humanidades e de linguagens.

// Fomentar a interlocução entre docentes que atuam no ensino básico e superior com vistas à troca de experiências e promoção de novas investigações e/ou proposições de mudanças na prática docente.

// Fomentar a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, por meio de Acordos de Cooperação e Mobilidade Acadêmica que permitam a troca do conhecimento e, consequentemente, a produção conjunta de estudos científicos e a socialização desses resultados em eventos de abrangência regional, nacional e internacional.