Terapia Ocupacional
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Terapia Ocupacional

O terapeuta ocupacional possui como objeto de estudo a ocupação humana,avalia habilidades e limitações, promovendo autonomia no desempenho ocupacional. Este profissional trabalha com pessoas que apresentem alterações físicas, psíquicas, sociais e/ou educacionais, temporárias ou permanentes, as quais impossibilitam a participação efetiva nas atividades cotidianas,independentemente de idade, atuando em todos os níveis do desenvolvimento humano.

O curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana se dedica aformar profissionais com perfil generalista, capazes de articular técnica a uma visão humanizada de saúde, priorizando sempre o desenvolvimento do raciocínio clínico. Atualmente é o curso mais antigo do estado, apresentando alto índice de empregabilidade de seus egressos.

O aluno vivência práticas durante toda sua formação. Estas são realizadas na clínica escola, hospital escola, além de outras instituições de saúde públicas e privadas conveniadas. O mercado de trabalho está em amplo crescimento e carente de profissionais, que irão atuar em hospitais, clinicas de reabilitação, unidades de saúde, serviços de saúde mental, instituições para pessoas idosas, entre outros.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 3

Duração 9,00 Semestres
Turno NOITE
Situação Legal RENOVADO O RECONHECIMENTO PELA PORTARIA Nº 1, DE 06 DE JANEIRO DE 2012, PUBLICADO NO DOU DE 09/01/2012.
Início de Funcionamento 02/03/2004
Habilitação BACHAREL
Coordenador Luciana Cezimbra Weis
E-mail terapia@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_314_15-05-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução à Terapia Ocupacional auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.





Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.

Matriz Curricular
Professores
Área de Atuação

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8 9
SAU101 - ANATOMIA E HISTOLOGIA Carga horária: 102h Créditos: 6

Anatomia básica. Histologia básica. Anatomia dos sistemas orgânicos. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema cardiocirculatório. Sistema respiratório. Sistema reprodutor genital masculino. Sistema reprodutor genital feminino. Sistema glandular. Sistema sensorial. Sistema tegumentar.

SAU111 - FISIOLOGIA BÁSICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Bioeletrogênese. Neurônio. Tecido muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema endócrino. Sistema renal. Sistema reprodutor.

SAU126 - SOCIOLOGIA E SAÚDE Carga horária: 34h Créditos: 2

Caracterização e fundamentação da sociologia. Desenvolvimento das políticas de saúde no Brasil. Análise de problemas sociais brasileiros ligados à saúde.

TER231 - INTRODUÇÃO À TERAPIA OCUPACIONAL Carga horária: 34h Créditos: 2

Conceitos, objeto de estudo e especificidade da terapia ocupacional. Evolução histórica da terapia ocupacional. Modelos teóricos que norteiam a profissão. Filosofia e legislação, áreas e campos de atuação em terapia ocupacional. Projeto Político Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Franciscano.

TER232 - SAÚDE E AMBIENTE Carga horária: 51h Créditos: 3

Educação ambiental. Medidas de urgência. Sistema Único de Saúde (SUS).

TER234 - DESENVOLVIMENTO HUMANO I Carga horária: 34h Créditos: 2

Estudo do desenvolvimento humano. Infância até os três anos. Infância: dos seis aos dez anos.

TER271 - HUMANIZAÇÃO Carga horária: 34h Créditos: 2

Processo de comunicação. Relações humanas e a comunicação. Humanização em saúde. Educação em saúde.

EDU251 - ÉTICA E CIDADANIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania e direitos humanos. Bioética e biopoder. Trabalho e dignidade humana.

EDU328 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Carga horária: 34h Créditos: 2
FSC200 - BIOFÍSICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Fenômenos elétricos nas células. Biofísica da fonação. Biofísica da audição. Biofísica da visão. Biomecânica. Biomecânica. Fluídos em sistemas biológicos. Biofísica das radiações ionizantes.

SAU105 - BIOQUÍMICA GERAL Carga horária: 34h Créditos: 2

Bioquímica. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo dos lipídeos. Metabolismo de aminoácidos. Contração muscular. Integração metabólica.

SAU115 - GENÉTICA HUMANA Carga horária: 34h Créditos: 2

Bases genéticas e moleculares da hereditariedade. Bases citológicas e cromossômicas da hereditariedade. Padrões de herança. Genética e bioquímica. Genética e câncer.

TER233 - TERAPIA OCUPACIONAL EM EDUCAÇÃO E SAÚDE Carga horária: 51h Créditos: 3

Saúde e sociedade. Práticas educativas em saúde e assistência social em diferentes contextos.

TER235 - CRIATIVIDADE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO Carga horária: 34h Créditos: 2

Criatividade. Processos criativos. Expansão da criatividade. Vivências de expressão e criatividade.

TER236 - ANATOMIA PALPATÓRIA MUSCULOESQUELÉTICA Carga horária: 85h Créditos: 5

Anatomia básica. Anatomia dos sistemas orgânicos: sistema ósteoarticular. Anatomia das junturas e articulações. Anatomia do sistema muscular. Anatomia dos músculos do membro superior. Anatomia dos músculos do membro inferior.

TER268 - PSICOMOTRICIDADE Carga horária: 34h Créditos: 2

Psicomotricidade. Estruturas psicomotoras. `reas de atuação da psicomotricidade. Testes e avaliações em psicomotricidade. Terapia ocupacional e psicomotricidade.

SAU113 - FUNDAMENTOS EM FARMACOLOGIA Carga horária: 68h Créditos: 4

Farmacologia. Drogas que agem sobre o sistema nervoso autônomo. Drogas que agem sobre o sistema nervoso periférico. Drogas que agem sobre o sistema nervoso central. Fármacos analgésicos. Fármacos que agem sobre o aparelho cardiovascular. Fármacos que agem sobre o aparelho renal. Fármacos que agem sobre o aparelho respiratório. Drogas que agem sobre o aparelho digestivo. Antibioticoterapia. Anti- inflamatórios. Anticoncepcionais. Fármacos que atuam nos processos alérgicos. Hormônios do pâncreas e agentes hipoglicemiantes.

SAU120 - MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Carga horária: 34h Créditos: 2

Bacteriologia básica. Crescimento microbiano. Interação microrganismos e hospedeiro. Virologia básica. Micologia básica. Imunologia básica. Imunidade na defesa e na doença.

SAU124 - PATOLOGIA GERAL Carga horária: 51h Créditos: 3

Introdução ao estudo da patologia. Lesões teciduais. Pigmentações patológicas. Calcificações patológicas. Inflamação. Reparo e cicatrização. Distúrbios circulatórios. Distúrbios do crescimento. Neoplasia. Bases genéticas e moleculares do câncer e carcinogênese.

SAU128 - METODOLOGIA CIENTÍFICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Ciência, tecnologia e conhecimentos. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa. Publicações científicas. Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicas e agências de fomento.

TER237 - CINESIOLOGIA EM TERAPIA OCUPACIONAL Carga horária: 85h Créditos: 5

Fundamentos da cinesiologia. Músculos e movimentos. Mecânica corporal. Cinesiologia da coluna vertebral. Movimentos dos membros superiores. Movimentos dos membros inferiores. Marcha. Postura

TER238 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE COMUNITÁRIA I Carga horária: 34h Créditos: 2

Saúde comunitária e atenção domiciliar. Terapia ocupacional na atenção domiciliar.

TER240 - DESENVOLVIMENTO HUMANO II Carga horária: 34h Créditos: 2

Adolescência. Vida adulta inicial. Vida adulta intermediária.

TER264 - ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS I Carga horária: 68h Créditos: 4

Análise da ocupação humana. Atividades lúdicas e de lazer. Atividades autoexpressivas.

TER242 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE MENTAL Carga horária: 51h Créditos: 3

Aspectos históricos e epistemológicos da psiquiatria. Psicopatologias. Terapia ocupacional em saúde mental. Reabilitação psicossocial. Políticas e programas em saúde mental.

TER243 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE COMUNITÁRIA II Carga horária: 51h Créditos: 3

Cidadania e políticas públicas. Grupos sociais. Prática de atendimento grupal de terapia ocupacional.

TER244 - SEMIOLOGIA EM TERAPIA OCUPACIONAL Carga horária: 119h Créditos: 7

Princípios gerais do processo de avaliação. Métodos e técnicas de avaliação. Avaliação ocupacional. Avaliação funcional. Avaliação por imagem. Avaliação ergonômica.

TER262 - DESENVOLVIMENTO HUMANO III Carga horária: 34h Créditos: 2

Processo de envelhecimento. Aspectos psicológicos e sociais.

TER265 - ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS II Carga horária: 102h Créditos: 6

Dinâmicas e atividade grupal em terapia ocupacional. Expressão corporal e relaxamento. Atividades expressivas.

TER245 - TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE MATERNO-INFANTIL Carga horária: 170h Créditos: 10

Período perinatal e saúde da criança. Período neonatal. Período lactente e pré-escolar. Período escolar.

TER246 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE COLETIVA I Carga horária: 51h Créditos: 3

Modelos de atenção à saúde. Modelos tecnoassistênciais. Legislações, conferências e políticas de saúde.

TER249 - RECURSOS TECNOLÓGICOS E ADAPTAÇÕES Carga horária: 68h Créditos: 4

Tecnologia assistiva: terapêutica e pesquisa. Adaptações. Acessibilidade e desenho universal.

TER266 - TERAPIA OCUPACIONAL E AS DISFUNÇÕES SENSORIAIS Carga horária: 68h Créditos: 4

Histórico e fundamentos de disfunções sensoriais e do método de integração sensorial. Conceitos básicos em neuroanatomia e neuropsicologia. Esquemas sensoriais. Projeto de estimulação dos sentidos. Disfunções de integração sensorial. Tratamento dos distúrbios de integração sensorial.

TER269 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Carga horária: 34h Créditos: 2

Teorias do desenvolvimento e aprendizagem. Processos de inclusão e exclusão social. Necessidades educacionais especiais e suas especificidades. O desenvolvimento e as especificidades da pessoa com necessidades especiais: alternativas de intervenção do terapeuta ocupacional.

EDU250 - ANTROPOLOGIA E COSMOVISÃO FRANCISCANA Carga horária: 68h Créditos: 4

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana

TER250 - TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DA ADOLESCÊNCIA Carga horária: 119h Créditos: 7

Terapia ocupacional na saúde da adolescência. Princípios norteadores da atenção integral do adolescente. Intervenção terapêutica ocupacional em processos de adoecimento na adolescência. Oncologia e suas consequências para o adolescente.

TER252 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE COLETIVA II Carga horária: 51h Créditos: 3

Terapia ocupacional no contexto de vulnerabilidade e risco social. Epidemiologia, políticas e programas voltados a grupos de risco. Prática da terapia ocupacional no campo social. Supervisão em terapia ocupacional

TER267 - ATIVIDADES E RECURSOS TERAPÊUTICOS III Carga horária: 102h Créditos: 6

Atividades instrumentais da vida diária. Uso de adaptações e reabilitação física no cotidiano. Recursos terapêuticos para deficientes físicos e acamados. Órteses e próteses. Atividades profissionais e produtivas. Atividades de lazer.

MTM364 - BIOESTATÍSTICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Papel da estatística na área biomédica. Organização da pesquisa. Medidas de posição e dispersão. Caracterização estatística de variáveis. Amostragem. Estimação estatística. Testes de hipóteses. Correlação e Regressão. Testes não paramétricos. Determinação do teste estatístico a utilizar.

TER253 - TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO ADULTO Carga horária: 136h Créditos: 8

Terapia ocupacional e saúde do adulto. Princípios norteadores da atenção integral do adulto. Intervenção terapêutica ocupacional no adulto. Terapia ocupacional na ortopedia, reumatologia e traumatologia. Terapia ocupacional na dermatologia. Terapia ocupacional na neurologia e transtornos mentais. Terapia ocupacional na oncologia.

TER254 - TERAPIA OCUPACIONAL NO ENVELHECIMENTO Carga horária: 136h Créditos: 8

Processo de envelhecimento. Aspectos psicossociais do envelhecimento. Epidemiologia, políticas públicas e saúde do idoso. Neurologia. Cardiologia e pneumologia aplicadas ao envelhecimento. Ortotraumatologia. Saúde mental. Reumatologia. Doenças terminais. Princípios da prática da terapia ocupacional em diferentes contextos.

TER256 - TERAPIA OCUPACIONAL E SAÚDE COLETIVA III Carga horária: 51h Créditos: 3

Gestão e planejamento em saúde. Terapia ocupacional nos serviços de saúde. Recursos humanos em saúde. Terapia ocupacional em recursos humanos. Legislação em terapia ocupacional. Projetos e propostas de gerenciamento em saúde

TER257 - SEMINÁRIO EM TERAPIA OCUPACIONAL Carga horária: 34h Créditos: 2

Terapia ocupacional na atenção básica. Terapia ocupacional ambulatorial. Terapia ocupacional em contextos hospitalares. Terapia ocupacional nas diferentes instituições. Terapia ocupacional e os modelos teóricos de intervenção. Legislação sobre a inclusão do Terapeuta Ocupacional nos diversos serviços de saúde e assistência social.

TER270 - SAÚDE E TRABALHO Carga horária: 51h Créditos: 3

História ocupacional: trabalho e evolução social. Legislação, normas de segurança no trabalho. Saúde ocupacional, motivação e qualidade de vida. Doenças relacionadas ao trabalho moderno. Estresse. Princípios de ergonomia. Princípios de biossegurança. Atividades dirigidas para grupos de trabalhadores. Terapia ocupacional no trabalho: empresa e indústria.

TER259 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I Carga horária: 68h Créditos: 4

Projeto de pesquisa. Projeto do trabalho final de graduação. Orientação dirigida.

TER272 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Carga horária: 391h Créditos: 23

Técnicas de anamnese e avaliação. Planejamento terapêutico ocupacional. Métodos e técnicas de intervenção e orientação terapêutica ocupacional em todas as áreas de atuação do terapeuta ocupacional.

TER261 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Carga horária: 68h Créditos: 4

Desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Defesa oral.

TER273 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Carga horária: 391h Créditos: 23

Técnicas de anamnese e avaliação. Planejamento terapêutico ocupacional. Métodos e técnicas de intervenção e orientação terapêutica ocupacional em todas as áreas de atuação do terapeuta ocupacional.


Obrigatórias 2873h
Optativas 102h
ACC 102h
Estágio 782h
Total 3859h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Adriana Maria Zago Ciência e Tecnologia Farmacêuticas Mestre
Alceu Cavalheiri Filosofia: Filosofia Teórica e Prática Doutor
Aline Grohe Schirmer Pigatto Ciências: Botânica Doutor
Bruna Rodrigues Maziero Gerontologia Mestre
Carin Otilia Kaefer Serviço Social Mestre
Carine Baldicera de Grandi Saúde Materno Infantil Mestre
Cristiane Wagner Ciências da Saúde: Promoção e Tecnologia em Saúde Mestre
Diego Carlos Zanella Filosofia Doutor
Eliane Caldas da Silva Terapia Ocupacional: Visão Dinâmica em Neurologia Especialista
Luciana Cezimbra Weis Fisioterapia Mestre
Luis Ricardo Peroza Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Doutor
Luise Ferreira de Queiroz Saúde e Reabilitação Funcional Mestre
Mateus Sangoi Frozza Economia Mestre
Michele Quinhones Pereira Educação Mestre
Valnir de Paula Nanociências Mestre

- Ambulatórios;
- atenção domiciliar;
- centros de convivência;
- centros de saúde; 
- centros de reabilitação;
- clínicas especializadas;
- consultórios e clínicas particulares;
- comunidades;
- ESFs;
- Creches e escolas;
- hospitais;
- instituições penais;
- instituições geriátricas;
- perícias;
- assessorias;
- pesquisa científica e educação.

Contato

E-mail: terapia@unifra.br
Contato:(55) 3025.1202
Ramal:9091