O profissional de Serviço Social realiza o planejamento, elaboração e a execução de programas sociais e políticas públicas voltadas para a inserção social do indivíduo. O assistente social pode elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação da sua área. Atua na viabilização do acesso da população à justiça, saúde,previdência, habitação, educação e assistência social.
O curso de graduação em Serviço Social da Universidade Franciscana tem como objeto de seu trabalho a questão social e suas várias expressões decorrentes das desigualdades sociais, e é destaque na inserção de seus egressos no mercado de trabalho e na aprovação em concursos públicos em níveis federal, estadual e regional.
Nesta Instituição, o estudante tem a possibilidade de vivência prática em espaços multiprofissionais como Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Centro Interdisciplinar de Mediação (CIM), Clínica de Finanças, Laboratório de Saúde(com extensão na UPA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) no Fórum de Santa Maria. Inclusão de estudantes através do PROUNI; benefício institucional assistencial, a partir do 2° semestre letivo.
Enfim, busca-se a formação de um profissional que atue nas expressões da questão social, a fim de formular e implementar propostas de intervenção para seu enfrentamento e que seja capaz de promover o exercício pleno da cidadania dos sujeitos.
Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4
Duração | 8,00 Semestres |
---|---|
Turno | MANHÃ |
Situação Legal | RENOVADO O RECONHECIMENTO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, BACHARELADO, PELA PORTARIA Nº 134, DE 01 DE MARÇO DE 2018, PUBLICADO NO D.O.U DE 02 DE MARÇO DE 2018. |
Início de Funcionamento | 01/03/2000 |
Habilitação | BACHAREL |
Coordenador | Carin Otilia Kaefer |
servicosocial@unifra.br | |
Projeto Pedagógico | PPC_529_24-04-2018 |
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fatores de textualidade. Expressão linguística na escritura de textos acadêmicos. Identificação de problemas na escrita dos textos. Escritura do texto acadêmico.
Sociologia como ciência. Teorias clássicas da sociologia. Indivíduo, sociedade e estrutura social. Conceitos básicos de sociologia a respeito das problemáticas sociais contemporâneas.
Serviço social no contexto contemporâneo. Espaços de organização da profissão. Projeto de formação profissional.
Influências do serviço social europeu e norte-americano e seus precursores. Surgimento do serviço social na América Latina e no Brasil. Expressões da questão social e institucionalização e consolidação do serviço social como profissão.
Brasil: do final do Império aos primeiros anos da República. República Oligárquica (1889- 1930). Era Vargas e modernização conservadora. Democracia e ascensão da sociedade de consumo. Regime civil e militar no Brasil (1964-1984). Brasil do final do século XX.
Ciência antropológica. Antropologia social. Identidades culturais. Diversidade cultural na região de Santa Maria.
Ciência, tecnologia e conhecimentos. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa. Publicações científicas. Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicas e agências de fomento.
Estudo da estatística. Apresentação tabular. Apresentação gráfica. Medidas descritivas. Números índices. Probabilidade. Principais distribuições teóricas. Amostragem.
Sociologia enquanto ciência e sua relação com a sociedade brasileira. Sociologia no Brasil. Mudanças contemporâneas e aquisição de direito.
Atuação do serviço social entre 1964 e 1980. Movimento de reconceituação: construções teóricas e metodológicas.
Fundamentos da economia. Interação dos agentes econômicos. Macroeconomia. Economia política. Noções de indicadores econômico-sociais e análise conjuntural.
Psicologia e Serviço Social. Desenvolvimento humano e contextos sociais. Relações familiares e contexto sociocultural.
Filosofia. Serviço social, ética e mundo do trabalho. Filosofia social contemporânea e serviço social.
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana
História e concepção de serviço social nas décadas de 1980 e 1990. Processo de organização da categoria e construção de um novo projeto ético-profissional. Influências teóricas e estratégias metodológicas no serviço social em 1980 e em 1990.
Ontologia do trabalho. Trabalho e sociabilidade. Trabalho e Serviço Social
Filosofia marxista. Neopositivismo. Fenomenologia.
Contextos socioculturais. Psicologia social: conceitos temáticos. Psicologia e saúde mental.
Emergência da especificidade da política. Formação de Estado Moderno. Dilema da igualdade e da liberdade. Problemática da democracia. Questão da representação política. Governo. Propostas políticas de organização da sociedade. Questões de política brasileira contemporânea.
Serviço social e instituições como espaços profissionais. Competências, habilidades e identidade profissional. Aproximação com os espaços profissionais do assistente social.
Serviço social e conjuntura sócio-histórica atual. Assistente social no enfrentamento da questão social na contemporaneidade.
Direito e legislação. Estado. Direitos fundamentais. Direito civil. Direito de família.
Análise dos elementos constitutivos do processo de trabalho do assistente social. Inserção profissional na esfera municipal e suas implicações. Instrumental técnico- operativo utilizado no desempenho do trabalho profissional em resposta às demandas.
Pesquisa em serviço social. Pesquisa em ciências sociais e humanas. Classificações e tipos de pesquisa. Instrumental técnico da pesquisa.
Teorias do Estado e Políticas Sociais. Política social no Brasil e o caso da América Latina. Sistema de proteção social e participação da sociedade civil.
Direito social. Direito do trabalho. Estabilidade e fundo de garantia por tempo de serviço. Direito previdenciário. Estado e direito social na era da globalização e da integração.
Inserção social profissional nos diferentes espaços sócio-ocupacionais e suas implicações. Instrumental técnico-operativo utilizado no desempeno do trabalho profissional em resposta às demandas sociais.
Retrospectiva das primeiras normatizações sobre a ética profissional e seus condicionantes. Códigos de ética profissional pós-reconceituação.
Serviço social no contexto das transformações societárias. Instrumentalidade do serviço social e a categoria mediação. Elaboração do projeto de intervenção e sua relevância social.
Ética em pesquisa. Características do projeto de pesquisa, projeto de intervenção e projeto social. Elaboração do projeto de pesquisa.
Seguridade social. Previdência e assistência social nas sociedades capitalistas. Previdência social. Assistência social.
Diferentes configurações da família na contemporaneidade. Família e políticas públicas. Prática do serviço social junto às famílias.
Políticas de saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde. Interface da saúde com o projeto ético-político do serviço social.
Aspectos sócio-históricos da administração e diferentes abordagens. Modelos de gestão. Gestão social nos diversos campos de atuação do serviço social. Assessoria e consultoria.
Código de ética profissional. Atribuições privativas e competências do assistente social. Código processual de ética dos assistentes sociais.
Reconhecimento do espaço institucional. Serviço social na instituição. População usuária do serviço social. Identificação das expressões da questão social no espaço institucional.
Projeto de pesquisa. Projeto do trabalho final de graduação. Orientação dirigida.
Gestão da informação. Indicadores sociais. Elaboração de projeto social. Avaliação de projeto social.
Planejamento social. Planificação no processo de planejamento. Modelos de planejamento e alternativas de intervenção. Características do plano, programa e projeto.
Questão rural e urbana. Processo de urbanização e camadas empobrecidas.
Implementação do projeto de intervenção. Relações de poder no espaço institucional e intervenção. Avaliação do projeto de intervenção.
Direitos e política social à criança e ao adolescente. Direitos e política social à pessoa com deficiência. Direitos e política social ao idoso. Direitos e política social à indígena. Direitos e política social à igualdade racial.
Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania e direitos humanos. Bioética e biopoder. Trabalho e dignidade humana.
Desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Defesa oral.
Estado e sociedade na constituição e dinâmica dos movimentos societários. Movimentos sociais latino-americanos e brasileiros. Movimentos sociais e minorias.
Política social da educação. Política social do trabalho. Política social da habitação.
Projeto de intervenção como instrumento de conhecimento da realidade. Implementação do projeto. Apresentação da experiência vivenciada.
Optativas
Obrigatórias | 2533h |
---|---|
Optativas | 204h |
ACC | 442h |
Estágio | 425h |
Total | 3604h |
- Instituições de ensino e de pesquisa;
- Assessoria e consultoria em serviço social;
- Entidades socioassistenciais;
- ONGs;
- Associações de moradores;
- Movimentos sociais;
- Tribunal de Justiça;
- Defensoria Pública;
- INSS;
- Hospitais;
- Creches;
- Albergues;
- Abrigos;
- Asilos;
- Presídios;
- Prefeituras;
- Escolas;
- Fóruns.
Contato
E-mail: servicosocial@ufn.edu.br
Telefone:(55) 3220-1200
Ramal:1282