Publicidade e Propaganda
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que atua na criação, produção e divulgação de ações de comunicação publicitária. Este profissional busca a melhor forma de promover produtos e serviços aos seus públicos-alvo. 

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana proporciona ao aluno que domine linguagens e técnicas para criar, produzir e veicular materiais de comunicação publicitária, identificar a segmentação do mercado e estudar o comportamento do consumidor, para identificar seus desejos e as necessidades.

No curso são oferecidas teorias, técnicas e práticas que habilitam o profissional a propor e a elaborar produtos de comunicação, de acordo com as exigências do mercado. Para isso, o estudante de publicidade será apto a elaborar estratégias adequadas de comunicação para os anunciantes, criar textos e imagens publicitárias, criar roteiros para áudio e audiovisual e produzí-los, elaborar estratégias para veiculação das mensagens publicitárias nos meios e veículos de comunicação. 

As disciplinas do curso estão divididas em um eixo teórico e fundamental que englobam a comunicação social, processos midiáticos, análise do contexto social, etc. As disciplinas específicas relacionadas à publicidade e propaganda são planejamento de comunicação, marketing, redação publicitária, mídia, produção audiovisual, direção de arte, entre outros.

Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4

Duração 8,00 Semestres
Turno MANHÃ
Situação Legal RENOVADO O RECONHECIMENTO PELA PORTARIA Nº 266, DE 03 DE ABRIL 2017, PUBLICADA NO DOU EM 04 DE ABRIL DE 2017.
Início de Funcionamento 26/04/2011
Habilitação BACHARELADO
Coordenador Sibila Rocha
E-mail pp@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_536_10-05-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução à Publicidade e Propaganda auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.





Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.

Matriz Curricular
Professores
Área de Atuação

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
G102B19 - Língua Brasileira de Sinais Carga horária: 40h
G104B82 - Fotografia Carga horária: 40h
G104B85 - Fundamentos de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h
G104B98 - Comportamento do Consumidor Carga horária: 40h
G104C02 - Criatividade Carga horária: 40h
G104C03 - Design Gráfico Carga horária: 80h
G104C24 - Leitura e Produção Textual Carga horária: 80h
G104B91 - Cibercultura e Mídias Sociais Carga horária: 80h
G104C00 - Comunicação e Conhecimento Carga horária: 80h
G104C59 - Planejamento de Campanha Publicitária Carga horária: 80h
G104C76 - Estética e Comunicação Carga horária: 80h
G104C86 - Técnicas de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h
G102A41 - Ética e Cidadania Carga horária: 40h
G104A26 - Metodologia Científica Carga horária: 40h
G104B83 - Fotografia Publicitária Carga horária: 80h
G104C27 - Linguagem Audiovisual Carga horária: 40h
G104C29 - Marketing Carga horária: 80h
G104C61 - Políticas de Comunicação Carga horária: 40h
G104C83 - Redação Criativa Carga horária: 80h
G104C90 - Teorias da Comunicação Carga horária: 80h
G104B84 - Fundamentos de Mídia Carga horária: 80h
G104B99 - Comunicação Comunitária Carga horária: 40h
G104C04 - Design para Plataformas Digitais Carga horária: 40h
G104C53 - Edição Audiovisual Carga horária: 80h
G104C77 - Ética e Legislação Publicitária Carga horária: 40h
G104C81 - Projeto Gráfico Carga horária: 120h
G104B90 - Assessoria Integrada de Comunicação Carga horária: 80h
G104B96 - Cinema I Carga horária: 40h
G104C54 - Pesquisa e Planejamento de Mídia Carga horária: 80h
G104C63 - Produção Audiovisual I Carga horária: 80h
G104C72 - Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I Carga horária: 40h
G104C84 - Redação Publicitária para Áudio e Audiovisual Carga horária: 80h
G104C30 - Marketing Digital Carga horária: 80h
G104C43 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Carga horária: 80h
G104C65 - Produção Audiovisual II Carga horária: 80h
G104C69 - Produção de Conteúdo para Web Carga horária: 80h
G104C74 - Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II Carga horária: 80h
G102B50 - Educação, Cultura e Sociedade Carga horária: 80h
G104C58 - Empreendedorismo em Comunicação Carga horária: 80h
G104C71 - Projeto de Comunicação Carga horária: 80h
G104C95 - Trabalho Final de Graduação de Publicidade e Propaganda I Carga horária: 60h
G102B33 - Antropologia e Cosmovisão Franciscana Carga horária: 40h
G104C79 - Experiência de Marca Carga horária: 80h
G104C97 - Trabalho Final de Graduação de Publicidade e Propaganda II Carga horária: 60h

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos

Obrigatórias 2960h
Optativas 160h
ACC 120h
Estágio 0h
Total 3240h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alceu Cavalheiri Filosofia: Filosofia Teórica e Prática Doutor
Alexandre Maccari Ferreira Integração Latino Americano/ História Lat. Americ. Mestre
Angelica Moreira Pereira Tecnologias Educacionais em Rede Mestre
Arlei Peripolli Educação Mestre
Carla Simone Doyle Torres Comunicação e Informação Doutor
Carlos Alberto Badke Ciências da Comunicacao: Proc. Midiáticos Mestre
Caroline de Franceschi Brum Ciências da Cultura Mestre
Cassio Fernandes Lemos Desenho Industrial: Programação Visual Graduado
Claudia Buzatti Souto Ciência do Movimento Humano Mestre
Cristina Munarski Jobim Hollerbach Comunicação Mestre
Diego Carlos Zanella Filosofia Doutor
Eduardo Ruttke Von Saltiel Filosofia Doutor
Erick Kader Callegaro Correa Letras Mestre
Fabiana da Costa Pereira Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Fernando Franco Codevilla Artes: Artes Visuais Doutor
Graziela Frainer Knoll Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Iuri Lammel Marques Comunicação: Comunicação Midiática Mestre
Laura Elise de Oliveira Fabricio Comunicação/ Comunicação Midiática Mestre
Liane Batistela Kist Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Loidemar Luiz Bressan Filosofia /filosofia Transcendental e Hermenêutica Mestre
Maria Alice Coelho Ribas Filosofia/ Hist. Filosofia Moderna Contemporânea Mestre
Maria Cristina Tonetto Integração Latino Americana Mestre
Maria da Graca Portela Lisboa Engenharia de Produção Mestre
Michele Kapp Trevisan Comunicação Social Doutor
Neli Fabiane Mombelli Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Pauline Neutzling Fraga Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Sibila Rocha Ciências da Comunicação / Processos Midiáticos Doutor
Tais Steffenello Ghisleni Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Valeria da Veiga Dias Agronegócios Doutor

- Agências especializadas de propaganda;
- Empresas anunciantes;
- Promoção;
- Veículos de divulgação;
- Gestão e administração de empreendimentos de comunicação como executivo de negócios;
- Assessoria publicitária; 
- Organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo;
- Patrocínios;
- Setor público, no privado ou ainda na área não governamental ou no terceiro setor;
- Área de multimídia;
- Planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e online;
- Campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia.
- Pesquisas de opinião e sua interpretação crítica;
- Docência e Pesquisa;
- Marketing.

Contato

E-mail: pp@unifra.br
Contato: (55) 3025.1202
Ramal: 9030