Publicidade e Propaganda
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que atua na criação, produção e divulgação de ações de comunicação publicitária. Este profissional busca a melhor forma de promover produtos e serviços aos seus públicos-alvo. 

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana proporciona ao aluno que domine linguagens e técnicas para criar, produzir e veicular materiais de comunicação publicitária, identificar a segmentação do mercado e estudar o comportamento do consumidor, para identificar seus desejos e as necessidades.

No curso são oferecidas teorias, técnicas e práticas que habilitam o profissional a propor e a elaborar produtos de comunicação, de acordo com as exigências do mercado. Para isso, o estudante de publicidade será apto a elaborar estratégias adequadas de comunicação para os anunciantes, criar textos e imagens publicitárias, criar roteiros para áudio e audiovisual e produzí-los, elaborar estratégias para veiculação das mensagens publicitárias nos meios e veículos de comunicação. 

As disciplinas do curso estão divididas em um eixo teórico e fundamental que englobam a comunicação social, processos midiáticos, análise do contexto social, etc. As disciplinas específicas relacionadas à publicidade e propaganda são planejamento de comunicação, marketing, redação publicitária, mídia, produção audiovisual, direção de arte, entre outros.

Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4

Duração 8,00 Semestres
Turno Manhã
Situação Legal Portaria nº 266, de 03/04/2017 | DOU de 04/04/2017 | Edição 65 | Seção 1 | Página 57.
Início de Funcionamento 26/04/2011
Habilitação Bacharelado
Coordenador Sibila Rocha
E-mail pp@ufn.edu.br
Projeto Pedagógico PPC_536_10-05-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução à Publicidade e Propaganda auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.





Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.

Matriz Curricular
Professores
Área de Atuação

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
G102B19 - Língua Brasileira de Sinais Carga horária: 40h
G104B82 - Fotografia Carga horária: 40h
G104B85 - Fundamentos de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h
G104B98 - Comportamento do Consumidor Carga horária: 40h
G104C02 - Criatividade Carga horária: 40h
G104C03 - Design Gráfico Carga horária: 80h
G104C24 - Leitura e Produção Textual Carga horária: 80h
G104B91 - Cibercultura e Mídias Sociais Carga horária: 80h
G104C00 - Comunicação e Conhecimento Carga horária: 80h
G104C59 - Planejamento de Campanha Publicitária Carga horária: 80h
G104C76 - Estética e Comunicação Carga horária: 80h
G104C86 - Técnicas de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h
G102A41 - Ética e Cidadania Carga horária: 40h
G104A26 - Metodologia Científica Carga horária: 40h
G104B83 - Fotografia Publicitária Carga horária: 80h
G104C27 - Linguagem Audiovisual Carga horária: 40h
G104C29 - Marketing Carga horária: 80h
G104C61 - Políticas de Comunicação Carga horária: 40h
G104C83 - Redação Criativa Carga horária: 80h
G104C90 - Teorias da Comunicação Carga horária: 80h
G104B84 - Fundamentos de Mídia Carga horária: 80h
G104B99 - Comunicação Comunitária Carga horária: 40h
G104C04 - Design para Plataformas Digitais Carga horária: 40h
G104C53 - Edição Audiovisual Carga horária: 80h
G104C77 - Ética e Legislação Publicitária Carga horária: 40h
G104C81 - Projeto Gráfico Carga horária: 120h
G104B90 - Assessoria Integrada de Comunicação Carga horária: 80h
G104B96 - Cinema I Carga horária: 40h
G104C54 - Pesquisa e Planejamento de Mídia Carga horária: 80h
G104C63 - Produção Audiovisual I Carga horária: 80h
G104C72 - Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária I Carga horária: 40h
G104C84 - Redação Publicitária para Áudio e Audiovisual Carga horária: 80h
G104C30 - Marketing Digital Carga horária: 80h
G104C43 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Carga horária: 80h
G104C65 - Produção Audiovisual II Carga horária: 80h
G104C69 - Produção de Conteúdo para Web Carga horária: 80h
G104C74 - Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II Carga horária: 80h
G102B50 - Educação, Cultura e Sociedade Carga horária: 80h
G104C58 - Empreendedorismo em Comunicação Carga horária: 80h
G104C71 - Projeto de Comunicação Carga horária: 80h
G104C95 - Trabalho Final de Graduação de Publicidade e Propaganda I Carga horária: 60h
G102B33 - Antropologia e Cosmovisão Franciscana Carga horária: 40h
G104C79 - Experiência de Marca Carga horária: 80h
G104C97 - Trabalho Final de Graduação de Publicidade e Propaganda II Carga horária: 60h

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos

Obrigatórias 2960h
Optativas 160h
ACC 120h
Estágio 0h
Total 3240h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alceu Cavalheiri Filosofia: Filosofia Teórica e Prática Doutor
Alexandre Maccari Ferreira Integração Latino Americano/ História Lat. Americ. Mestre
Angelica Moreira Pereira Tecnologias Educacionais em Rede Mestre
Arlei Peripolli Educação Mestre
Carin Otilia Kaefer Lisboa Serviço Social Mestre
Carla Simone Doyle Torres Comunicação e Informação Doutor
Carlos Alberto Badke Ciências da Comunicacao: Proc. Midiáticos Mestre
Caroline de Franceschi Brum Ciências da Cultura Mestre
Cassio Fernandes Lemos Artes Visuais: Arte Contemporânea Mestre
Claudia Buzatti Souto Ciência do Movimento Humano Mestre
Cristina Munarski Jobim Hollerbach Comunicação Mestre
Eduardo Ruttke Von Saltiel Filosofia Doutor
Erick Kader Callegaro Correa Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Fabiana da Costa Pereira Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Fernando Franco Codevilla Artes: Artes Visuais Doutor
Glaise Bohrer Palma Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Graziela Frainer Knoll Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Iuri Lammel Marques Comunicação: Comunicação Midiática Mestre
Laura Elise de Oliveira Fabricio Comunicação/ Comunicação Midiática Mestre
Leticia Machado Spinelli Filosofia Doutor Não informado
Liane Batistela Kist Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Loidemar Luiz Bressan Filosofia /filosofia Transcendental e Hermenêutica Mestre
Maria Alice Coelho Ribas Filosofia/ Hist. Filosofia Moderna Contemporânea Mestre
Maria da Graca Portela Lisboa Engenharia de Produção Mestre
Mauricio Dias Souza Comunicação: Comunicação Midiática Mestre
Michele Kapp Trevisan Comunicação Social Doutor
Neli Fabiane Mombelli Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Pauline Neutzling Fraga Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Roberto Osvaldo Gerhardt Design Mestre
Sibila Rocha Ciências da Comunicação / Processos Midiáticos Doutor
Tais Steffenello Ghisleni Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Valeria da Veiga Dias Agronegócios Doutor

- Agências especializadas de propaganda;
- Empresas anunciantes;
- Promoção;
- Veículos de divulgação;
- Gestão e administração de empreendimentos de comunicação como executivo de negócios;
- Assessoria publicitária; 
- Organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo;
- Patrocínios;
- Setor público, no privado ou ainda na área não governamental ou no terceiro setor;
- Área de multimídia;
- Planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e online;
- Campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia.
- Pesquisas de opinião e sua interpretação crítica;
- Docência e Pesquisa;
- Marketing.


Contato

E-mail: pp@ufn.edu.br
Contato: (55) 3025.9000
Ramal: 9037