Jogos Digitais
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Jogos Digitais

Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que a Universidade Franciscana passa a ofertar o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.  

O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, aforma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais da UFN se destina a formar tecnólogos para atuar na criação, projeção, implementação,testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.

“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia inters para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.

O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda.

Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unifra, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.

Duração 6,00 Semestres
Turno TARDE
Situação Legal RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2017, DE 28/03/2017.
Início de Funcionamento 04/04/2017
Habilitação TECNÓLOGO
Coordenador Ricardo Frohlich da Silva
E-mail jogosdigitais@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_423_15-03-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Jogos Digitais em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução aos Jogos Digitais auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.





Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

A partir de 2019, o valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor do encargo educacional correspondente ao curso.

Matriz Curricular
Eixos Temáticos
Professores
Área de Atuação
Portfólio

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6
G103C98 - Algoritmos e Programação I Carga horária: 80h
G103D02 - Arte Sequencial Carga horária: 80h
G103D16 - Criação e Edição de Imagens Digitais Carga horária: 40h
G103D27 - Fundamentos da Computação Carga horária: 40h
G103D36 - Game Design I Carga horária: 80h
G103D47 - Introdução Aos Jogos Carga horária: 40h
G103D53 - Matemática para Jogos Carga horária: 40h
G103C99 - Algoritmos e Programação II Carga horária: 80h
G103D08 - Ciências da Natureza para Jogos Carga horária: 40h
G103D20 - Design de Interface para Jogos Carga horária: 40h
G103D21 - Direção de Arte Carga horária: 80h
G103D32 - Fundamentos de Engenharia de Software Carga horária: 40h
G103D37 - Game Design II Carga horária: 80h
G103D58 - Motores de Jogos Digitais I Carga horária: 40h
G103D71 - Projeto Integrador I Carga horária: 40h
G102B19 - Língua Brasileira de Sinais Carga horária: 40h
G103D11 - Computação Gráfica Carga horária: 80h
G103D17 - Desenvolvimento de Jogos Digitais I Carga horária: 80h
G103D46 - Introdução à Modelagem 3d Carga horária: 80h
G103D59 - Motores de Jogos Digitais II Carga horária: 40h
G103D60 - Narrativa e Roteirização Carga horária: 40h
G103D67 - Programação Orientada à Objetos Carga horária: 40h
G103D72 - Projeto Integrador II Carga horária: 40h
G103D00 - Animação 3d Carga horária: 40h
G103D15 - Conteúdos para Jogos Carga horária: 40h
G103D18 - Desenvolvimento de Jogos Digitais II Carga horária: 80h
G103D29 - Fundamentos de Banco de Dados Carga horária: 40h
G103D55 - Modelagem de Personagens 3d Carga horária: 80h
G103D73 - Projeto Integrador III Carga horária: 40h
G103D93 - Metodologia Científica Carga horária: 40h
G102B33 - Antropologia e Cosmovisão Franciscana Carga horária: 40h
G103D03 - Áudio para Jogos Carga horária: 40h
G103D19 - Desenvolvimento de Jogos Digitais III Carga horária: 80h
G103D39 - Gerência de Projetos Carga horária: 40h
G103D43 - Inteligência Artificial Carga horária: 80h
G103D89 - Trabalho Final de Graduação de Jogos Digitais I Carga horária: 40h
G102A41 - Ética e Cidadania Carga horária: 40h
G102B50 - Educação, Cultura e Sociedade Carga horária: 80h
G103D23 - Empreendedorismo Carga horária: 40h
G103D76 - Redes Aplicadas à Jogos Carga horária: 40h
G103D86 - Tópicos Avançados em Jogos Digitais Carga horária: 40h
G103D90 - Trabalho Final de Graduação de Jogos Digitais II Carga horária: 40h

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos

Obrigatórias 2240h
Optativas 160h
ACC 80h
Estágio 0h
Total 2480h

- Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades, desde arquitetura da informação até psicologia;
- Tecnológico: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital;
- Artístico: produção artística e design gráfico, focando em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários;
- Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações;
- Humanístico: envolve questão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade.

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alexandre de Oliveira Zamberlan Nanociências Doutor
Anderson Luiz Ellwanger Ensino de Ciências e Matemática Doutor
Arlei Peripolli Educação Mestre
Cassio Fernandes Lemos Desenho Industrial: Programação Visual Graduado
Fabricio Tonetto Londero Ciência da Computação: Computação Mestre
Fernando Franco Codevilla Artes: Artes Visuais Doutor
Graziela Frainer Knoll Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Guilherme Chagas Kurtz Ciência da Computação Mestre
Gustavo Stangherlin Cantarelli Ciência da Computação Mestre
Leandro Ribeiro Fontoura Ensino de Ciências e Matemática Mestre
Michele Quinhones Pereira Educação Mestre
Miguel Antonio Pelizan Engenharia de Produção / Projeto de Produto Mestre
Ricardo Frohlich da Silva Computação Mestre
Rubiana de Quadros Sandri Gestão de Produtos Especialista

- Empresas produtoras de jogos digitais;
- Instituições educacionais;
- Canais de comunicação via web;
- Produtoras de websites;
- Agências de publicidade;
- Produtoras de vídeos de animação;
- Veículos de comunicação;
- Institutos e centros de Pesquisa;
- Como autônomo, na produção departes ou totalidade de jogos digitais

Contato

E-mail: jogosdigitais@unifra.br
Telefone: 3220-1200
Ramal: 1281